Existe uma grande chance de você já ter visto centenas de caminhões-tanque ao longo de sua vida. Embora os caminhões-tanque geralmente apresentem vários tamanhos diferentes, você já deve ter reparado que existe uma coisa bastante interessante que pode ser vista em praticamente todos os veículos desse tipo: praticamente todos eles apresentam um tanque de forma cilíndrica.

Consequentemente, isso levanta alguma questões interessantes: afinal de contas, um tanque retangular não seria capaz de transportar mais volume do que um tanque cilíndrico? Além disso, parece que um caminhão-tanque em forma de retângulo seria mais fácil de fabricar em larga escala, não é mesmo? Então, por que esses caminhões transportam tanque cilíndricos?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar algumas das principais características dos caminhões-tanque que ajudam a explicar os detalhes por trás das suas aplicações práticas.

Compreendendo o conceito de caminhão-tanque

por que os caminhoes que transportam combustivel tem tanques cilindricos 1

Qualquer veículo especialmente projetado para transportar cargas liquefeitas, como água, óleo ou gases, costuma ser chamado de caminhão-tanque (ou carro-tanque). Alguns desses caminhões, especialmente os muito grandes, são bastante semelhantes aos vagões-tanque que você também já pode ter visto passando nas linhas ferroviárias.

Existem muitas variantes de caminhões-tanque, dependendo do tipo de líquido que precisa ser transportado. Os caminhões-tanque podem ser grandes ou pequenos, pressurizados ou não pressurizados, isolados ou não isolados e assim por diante. No entanto, os caminhões-tanque são geralmente descritos por seu tamanho ou capacidade de volume, que pode variar de 3 mil a 50 mil litros. Os caminhões-tanque são construídos a partir de vários materiais, dependendo de quais produtos podem transportar. Esses materiais incluem alumínio, aço carbono, aço inoxidável, entre outros.

No geral, um caminhão-tanque pode ser facilmente distinguido por sua forma, geralmente abrangendo um tanque cilíndrico na horizontal. Algumas distinções menos visíveis entre caminhões-tanque têm a ver com o uso pretendido, pois eles muitas vezes devem ser utilizados em conformidade com os regulamentos de refrigeração, resistência a ácidos, capacidade de pressurização e muito mais. Os tanques também contêm vários compartimentos ou defletores para impedir que o movimento da carga desestabilize o veículo.

As principais razões por trás do tanque cilíndrico

por que os caminhoes que transportam combustivel tem tanques cilindricos 2

Na prática, os caminhões-tanque dão preferência a contêineres cilíndricos porque estes não possuem “pontos fracos” que poderiam exigir algum tipo de reforço extra, o que se traduziria em usar mais materiais para construir o tanque. Como um retângulo ou um quadrado possui cantos e lados planos, isso acaba criando pontos fracos de pressão.

Em outras palavras, um contêiner em forma de retângulo poderia apresentar muito mais falhas do que um cilíndrico ao sofrer muita pressão. De certo modo, essa é a mesma razão pela qual as janelas dos aviões têm cantos arredondados, em vez de serem perfeitamente retangulares ou quadrados. De fato, se você quiser entender melhor sobre o assunto, temos um artigo totalmente focado nesse tópico, que você pode ler aqui.

Além disso, vale mencionar que as formas esféricas são as melhores para alojar líquidos, pois uma esfera permite armazenar o volume máximo para uma determinada área de superfície. No entanto, como as esferas não são fáceis de transportar, a melhor opção para tal finalidade acaba sendo uma “esfera longa”, ou seja, um compartimento com formato cilíndrico.

Outro ponto crucial para adoção de tanques com esse formato é a estabilidade do veículo, especialmente quando se trata de um veículo que transporta líquidos como óleos e gases inflamáveis liquefeitos. Como tal, vale mais a pena escolher uma forma cujo centro de gravidade esteja o mais próximo possível do solo. Retângulos e quadrados são escolhas ruins a esse respeito, pois o centro de gravidade de um caminhão-tanque retangular estaria a uma altura maior do que o de um navio-tanque cilíndrico.

Minimizando os impactos da movimentação dos líquidos transportados

por que os caminhoes que transportam combustivel tem tanques cilindricos 3

Além dos fatores citados anteriormente, não podemos deixar de citar que há também a importância de levar em conta a movimentação dos líquidos transportados. Por exemplo, quando um caminhão-tanque acelera e desacelera repetidamente, o líquido no tanque do veículo acaba se movendo “para lá e para cá” de acordo com a lei da inércia, que diz que um objeto em repouso permanece em repouso e um objeto em movimento continua em movimento até ser acionado por uma força externa.

Esse efeito de movimentação contínua dos líquidos pode causar problemas com relação a sua integridade, de modo que para evitar ou, pelo menos, minimizar o efeito desse surto, muitos caminhões-tanque contam com chapas de metal dentro deles que reduzem a oscilação do produto que está sendo transportado. De fato, essa é uma das razões pelas quais os bons motoristas de caminhão diminuem gradualmente a velocidade de seus caminhões enquanto manobram uma curva ou quando se deparam com algum obstáculo.

Embora uma esfera seja a melhor forma de combater o surto, como discutimos, essa não é uma forma fácil de transportar. Ainda assim, é amplamente preferido usar um tanque de forma cilíndrica.

Extração e manutenção de líquidos

por que os caminhoes que transportam combustivel tem tanques cilindricos 4

Um cilindro, como você pode imaginar, também é mais favorável quando se trata de extrair o conteúdo líquido do caminhão-tanque, pois permite que o líquido chegue até o fundo do tanque com facilidade. Já um retângulo, por outro lado, não seria uma ótima opção nesse sentido. De certo modo, esta também é a mesma razão pela qual a maioria das pias de banheiro não são retangulares.

Por fim, existe também a questão da manutenção, pois os tanques retangulares seriam mais difíceis de limpar do que os cilíndricos, já que os resquícios dos líquidos ficariam facilmente presos nos cantos, dificultando a higienização. Como os caminhões-tanque são cilíndricos ou elípticos, eles não correm o risco de apresentar problemas sanitários ou de limpeza.

Vale destacar que alguns caminhões-tanque são capazes de transportar vários produtos de uma só vez devido à compartimentação do tanque em 2, 3, 4, ou mais compartimentos do tanque. Na prática, isso permite um número maior de opções de entrega. Esses caminhões são comumente usados para transportar diferentes tipos de de gasolina para os postos de combustível, carregando consigo todos os produtos necessários em uma única viagem.

E você, já tinha parado para pensar nessa característica curiosa dos caminhões-tanque? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!