Quando você abre os olhos pela manhã, o mundo pode parecer cheio de novas perspectivas e potencialidades. Você tem uma longa lista de tarefas pela frente, incluindo um dia atarefado no trabalho e alguns compromissos sociais, os quais deverão receber a sua atenção ao longo do dia.

No entanto, geralmente não conseguimos atingir nossas grandes ambições em determinados dias. Em alguns casos, sentimos que não podemos manter nossa atenção, perdemos o interesse pelas tarefas em questão, nos deixamos distrair e geralmente desperdiçamos o nosso tempo. Mas se você já experimentou essas sensações, não se preocupe, pois você certamente não está sozinho!

Apesar de nossas melhores intenções e esforços, muitas vezes achamos difícil manter o foco e a produtividade ao longo do dia, o que pode levar a uma variedade de problemas, incluindo uma opinião negativa de nós mesmos, nosso tempo de atenção e nossa ética de trabalho. Mas por que não conseguir ficar concentrado por longos períodos é um problema tão comum? E como podemos corrigi-lo em nossas vidas diárias?

A história evolutiva da nossa espécie

por que e dificil ficar concentrado por longos periodos de tempo 1

Existem muitos fatores que podem afetar os nossos poderes de foco e atenção, comprometendo-os ao longo do dia, incluindo baixos níveis de energia, problemas de saúde, pouco envolvimento com atividades físicas, distrações modernas, entre outros.

Por centenas de milhares de anos, nossos ancestrais operaram como qualquer outra espécie, com sua sobrevivência sob ameaça praticamente a todo momento. Sua necessidade de se alimentar e se proteger contra predadores exigia que eles prestassem atenção a todas as novas informações e ocorrências ao seu redor, até porque informações “novas” poderiam significar a diferença entre vida e morte. Por isso, com o passar dos anos, nos tornamos mais hábeis no processamento rápido desses estímulos externos.

Nos dias atuais, a maioria das novas informações e a movimentação de objetos em nosso ambiente não ameaçam o nosso bem-estar, mas uma parte do cérebro ainda fica imediatamente fascinada por esses fatores. Isso pode vir na forma de um novo produto no mercado, o barulho de um carro esportivo, um outdoor colorido ou um novo artigo em seu feed de notícias.

Na prática, esses estímulos não são essenciais para a nossa sobrevivência, mas ainda assim são capazes de sugar o foco e a energia mentais por causa de nossos instintos pré-históricos, impedindo qualquer indivíduo de ficar concentrado.

O papel da saúde e da nutrição

por que e dificil ficar concentrado por longos periodos de tempo 2

O bem-estar pessoal é um dos fatores mais fundamentais que afetam a concentração e o foco. Nosso corpo exige uma certa quantidade e combinação de nutrientes para funcionar adequadamente, além de tempo suficiente para descansar e se recuperar.

Quando você não come o suficiente, seu corpo como um todo não tem energia para permanecer produtivo, da mesma forma que se você comer demais ou manter uma dieta não saudável, poderá sentir-se lento ou sofrer falhas regulares de energia. Além disso, consumir muita cafeína ou açúcar para aumentar os níveis de energia é uma estratégia de curto prazo que poderá afetar negativamente a produtividade a longo prazo.

Até mesmo a falta de sono afeta a nossa clareza e poder de atenção, podendo ser até permanentemente prejudicial às células cerebrais. Portanto, também é fundamental obter um descanso adequado. Há também o lado da saúde mental do bem-estar, que pode afetar significativamente a atenção e o foco. Desse modo, se você está deprimido ou ansioso, ou lutando contra eventos que podem ser emocionalmente desgastantes, será mais difícil manter sua concentração em um único assunto.

Também vale mencionar que os momentos mais conturbados da vida podem afetar significativamente os níveis de hormônios e neurotransmissores no cérebro, o que pode comprometer seus objetivos para o dia, não importa o quão importantes eles sejam.

As interferências das tecnologias modernas

por que e dificil ficar concentrado por longos periodos de tempo 3

Assim como a nossa história evolutiva não é compatível com os excessivos estímulos dos dias de hoje, nossas capacidades tecnológicas nos treinaram para esperar uma espécie de “gratificação instantânea”. Para se ter uma ideia, um estudo descobriu que os humanos de hoje têm uma atenção média menor do que a de um peixe de aquário!

Seja através das dezenas de guias abertas na parte superior do seu navegador de internet, do zumbido perpétuo das notificações do seu smartphone ou do acesso imediato que temos agora a qualquer pessoa ou informação, é muito difícil imaginar uma vida sem distrações por conta da tecnologia moderna.

Além dos pontos de acesso físico da distração, também há o conteúdo das notícias a serem consideradas. Nossa sociedade globalizada é muito menos insular, por isso somos capazes de acompanhar os eventos globais em tempo real. Assim, recebemos atualizações regulares sobre guerras, conflitos e desastres naturais que assolam o planeta com grande facilidade.

A crise climática agora faz parte de nossas preocupações diárias, assim como o andamento do governo, as novas fofocas de celebridades e o fato de que seu vizinho acabou de comprar um carro esportivo que você nem imaginava. Consequentemente, toda essa enxurrada de informações vindas de todos os lados (incluindo publicidade e outras formas de mídia) pode tornar um dia totalmente focado em um sonho vago e inatingível.

Como melhorar o foco e a atenção

por que e dificil ficar concentrado por longos periodos de tempo 4

Agora que as principais ameaças já foram descritas, podemos analisar algumas das soluções para tentar driblar o problema de não conseguir ficar concentrado por longos períodos, o que inclui medidas bastante óbvias, como comer corretamente, estruturar seu tempo, minimizar distrações e superar a procrastinação, seja qual for o motivo. Mas ainda assim, existem algumas outras ferramentas menos óbvias que podem ajudar a aumentar seus poderes de concentração.

Caminhar ao ar livre por alguns minutos pode aumentar os níveis de energia e fornecer nutrientes e oxigênio para os músculos e para o cérebro, ao mesmo tempo em que fornece uma dose diária de sol (vitamina D). Passar um tempo longe de dispositivos eletrônicos, quando possível, também pode dar aos olhos e ao cérebro uma pausa da constante enxurrada de estímulos drenantes de concentração.

Por último, mas não menos importante, sempre que possível, mantenha uma boa postura que permita um fluxo sanguíneo uniforme e uma respiração profunda. Se você trabalha em um escritório, sua cadeira deve estar confortável e em um nível que impeça qualquer tensão muscular. Isso pode parecer senso comum, mas a verdade é que uma pequena pontada nas costas pode minar um dia inteiro de produtividade!

E você, enfrenta problemas ao tentar ficar concentrado? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!