Desde pequenos somos apresentados a diversos personagens que acabam marcando a nossa infância e se tornando inesquecíveis. Alguns dos personagens que mais marcaram, principalmente quem nasceu entre a década de 50 e 90, é sem dúvida alguma Asterix e Obelix.

O francês Albert Uderzo, criador dos inesquecíveis Asterix e Obelix nos deixou hoje aos 92 anos. A notícia pegou a família, amigos e fãs do quadrinista de surpresa. Vamos agora relembrar um pouco da biografia e da trajetória do Albert, esse artista incrível que nos deixou tão de repente.

 

Morre Albert Uderzo, criador do Asterix e Obelix

 

Biografia

Alberto Aleandro Uderzo nasceu em Fismes (França), no dia 25 de abril de 1927, ele foi o quarto filho dos imigrantes italianos Silvio Uderzo e Iria Crestini. Desde o jardim da infância, Albert exibia o seu talento para a arte, inclusive era apontado como muito talentoso para a sua idade, porém ainda quando criança ele desejava ser mecânico de aviões.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Albert era jovem e nesse período ele deixou Paris para viajar até Bretanha, onde trabalhou em uma quinta, e ajudou o seu pai no ramo imobiliário. O Quadrinista começou a sua carreira artística em 1945, com os quadrinhos do Clopinard, um pequeno idoso perneta.

 

Morre Albert Uderzo, criador do Asterix e Obelix

 

Em 1951, Albert conheceu  René Goscinny e eles tornaram-se grandes amigos, no ano seguinte eles decidiram trabalhar juntos na delegação de Paris da empresa belga World Press. Albert e René realizaram vários trabalhos juntos, e, 1959 René tornou-se editor e Albert diretor artístico da revista Pilote que era uma revista de quadrinhos feita exclusivamente para crianças. Foi na primeira edição da revista que a série Asterix foi publicada pela primeira vez.

Asterix se tornou um verdadeiro sucesso, então em 1967, Albert e René decidiram se dedicar somente a essa série. René faleceu precocemente em 1977, mas Albert decidiu continuar se dedicando à série do Asterix e seguiu publicando uma média de 1 álbum a cada três a cinco anos.

 

Morre Albert Uderzo, criador do Asterix e Obelix

 

Desde que a série Asterix foi criada, já foram vendidas 380 milhões de cópias em 111 idiomas. Além dos quadrinhos, Asterix já ganhou adaptações para os cinemas e também desenhos animados. Albert anunciou sua aposentadoria no fim de setembro de 2010, quando ele tinha 84 anos, após ter atingido a marca das 380 milhões de cópias vendidas.

Morte

A família do Albert anunciou que ele faleceu enquanto dormia na sua casa em Neuilly, devido a um ataque cardíaco, porém a família garante que a morte não tem nenhuma relação com o coronavírus. Segundo Bernard de Choisy, genro do quadrinista, ele estava muito cansado há várias semanas.

Albert Uderzo foi um artista incrível que fez uma grande diferença em seu tempo e sem dúvida alguma deixará bastante saudades, afinal de contas, ele marcou a infância de pessoas do mundo inteiro.

 

Morre Albert Uderzo, criador do Asterix e Obelix

 

Curiosidades

  • Antes de Albert nascer, em 1925, os pais dele tiveram um filho com o mesmo nome que o quadrinista, porém ele morreu de pneumonia aos 8 meses de idade;

  • O nome do artista era para ter sido registrado como “Albert”, porém o funcionário do governo responsável não entendeu o forte sotaque italiano de Silvio Uderzo e registrou o garoto como “Alberto”;

  • Albert nasceu com seis dedos em cada mão, mas os dedos adicionais foram removidos cirurgicamente no início da infância por precaução, pois às vezes o garoto puxava eles violentamente quando ficava furioso ou irritado;

    Morre Albert Uderzo, criador do Asterix e Obelix

  • Ao longo de sua vida, Albert ganhou 3 prêmios, sendo eles: Cavaleiro da Legião de Honra (1985), Ele foi introduzido no Hall da Fama do Prêmio Eisner (2005) e Cavaleiro da Ordem do Leão da Holanda (2007);

  • Segundo a UNESCO ‘s Index Translationum , Albert é o 10º mais frequentemente traduzido autor de língua francesa e o terceiro mais frequentemente traduzido quadrinhos em língua francesa.

Já leu algum quadrinho do Asterix? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!