As tradições que envolvem a formação de nomes e sobrenomes variam em todo o mundo, de modo que alguns indivíduos podem acabar recebendo nomes completos absurdamente longos, muitas vezes até difíceis de serem pronunciados. No entanto, algumas pessoas encontraram certas formas de contornar esse problema, adotando publicamente apenas um sobrenome (geralmente o de mais fácil pronunciação).

Os famosos são verdadeiros experts nesse assunto. Quando a indústria do entretenimento descobriu que nomes grandes demais poderiam causar certos problemas, os artistas passaram a usar versões simplificadas de seus nomes para facilitar a sua identificação diante do público.

Pensando nisso, listamos aqui cinco pessoas famosas que possuem nomes que vão muito além de peculiares. Na prática, os seus nomes de nascimento são tão longos que podem deixar qualquer pessoa sem fôlego. Confira!

5. Dido

famosos que possuem nomes absurdamente longos 5

Como muitas celebridades modernas, esta cantora e compositora inglesa é amplamente conhecida pelo seu nome artístico, mas na verdade ela tem um nome muito mais longo. Nascida com o nome Florian Cloud de Bounevialle O’Malley Armstrong, ela passou a ser chamada Dido ao longo de sua infância.

Curiosamente, ela nunca foi fã nem do seu nome de nascimento nem do seu apelido de infância. Mesmo assim, nos dias de hoje, seu nome completo é listado com a adição de seu apelido, resultando em Dido Florian Cloud de Bounevialle O’Malley Armstrong.

4. Salvador Dalí

famosos que possuem nomes absurdamente longos 4

Este pintor espanhol nasceu com o nome Salvador Felipe Jacinto Dalí e Domenech. Seguindo a tradição espanhola, que leva em conta os sobrenomes de ambos os pais, ele adquiriu Dalí de seu pai Salvador Dalí y Cusi e Domenech de sua mãe Felipa Domenech Ferres.

Depois de estudar na Academia de San Fernando, de Madrid, de onde foi expulso, Dalí visitou Paris, onde fez contatos com Pablo Picasso e René Magritte. Ele se tornou um conhecido pintor surrealista e, quando os surrealistas espanhóis o expulsaram do movimento, ele continuou trabalhando no mesmo estilo em outros lugares.

No início dos anos 80, Dalí se mudou por um curto período de tempo para um castelo da Catalunha que ele dera à esposa Gala em 1969. Após a morte de Gala, o rei Juan Carlos I da Espanha nomeou Dalí como o 1º Marquês de Púbol. Na prática, isso significava que, a partir de 1982, ele passou a ser formalmente conhecido como Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º marquês de Dalí de Púbol.

3. Joseph Mobutu

famosos que possuem nomes absurdamente longos 3

Dalí ganhou seu título de um rei, mas quando você é o próprio monarca em questão, você pode se dar o nome que bem entender. Quer um exemplo? Então considere Joseph-Désiré Mobutu, nascido na República Democrática do Congo quando o país ainda era uma colônia belga chamada Zaire. Na independência, em 1960, ele serviu como líder das forças armadas congolesas, posição que ele adotou ao se opor ao primeiro-ministro do país, Patrice Lumumba, que estava em favor do presidente Joseph Kasavubu.

Em 1965, Mobutu se declarou presidente, derrubando o governo de Kasavubu e iniciando um reinado ditatorial de três décadas, definindo perfeitamente o conceito de cleptocracia. Ao longo de seu governo, Mobutu procurou “substituir o tribalismo e o colonialismo” por uma “consciência nacional baseada nos valores tradicionais do povo Bantu”.

Uma das principais mudanças foi a troca do nome do país de Zaire para República Democrática do Congo, mas a que mais chamou a atenção foi a mudança do seu próprio nome. O governante do país africando atualizou seu nome para Mobutu Sese Seko Kuku Ngbendu wa za Banga, que quando é traduzido significa “O Todo Poderoso Guerreiro que, Por Sua Força e Inabalável Vontade de Vencer, Vai de Conquista em Conquista, Deixando Fogo em Seu Rastro”. Um cara muito humilde, não?

2. Kiefer Sutherland

famosos que possuem nomes absurdamente longos 2

Kiefer Sutherland se tornou um dos nomes mais conhecidos da indústria do entretenimento por conta de filmes dos anos 80 como Os Garotos Perdidos e Young Guns, além de produções contemporâneas como 24 Horas e Designated Survivor. No entanto, mesmo com toda a popularidade do ator, o que pouca gente sabe é que seu nome completo é Kiefer William Frederick Dempsey George Rufus Sutherland.

Sutherland já tentou explicar o seu nome inusitado ao site Independent: “Eu recebi esse nome em homenagem a amigos e familiares e acho muito engraçado o fato de ter um nome tão longo que realmente não se encaixa no meu documento de identificação. Acho que os únicos documentos em que meu nome completo se encaixa são o meu passaporte britânico e minha certidão de nascimento”.

1. Akon

famosos que possuem nomes absurdamente longos 1

Outro artista de nome inusitado, o nome de nascimento do cantor Akon é Aliaune Damala Bouga Time Bongo Puru Nacka Lu Lu Lu Badara Akon Thiam. Nascido em St. Louis, no estado americano do Missouri, em 1973, com os pais senegaleses Mor e Kine Thiam, Akon dividiu sua infância entre o Senegal e Nova Jersey.

O cantor de R&B compartilhou seu nome completo com o público no programa de TV The Ellen Show em 2009 e chegou a oferecer US $ 1.000 a quem pudesse repeti-lo corretamente. Ele disse a Ellen que seus sobrenomes tinham algo a ver com as tradições africanas, mas nem ele sabia muito sobre os seus significados exatos. Curiosamente, ele fez o uso de um de seus sobrenomes para nomear sua linha de roupas de luxo, a Aliaune.

E você, conhece alguns outros famosos que tem o nome surpreendentemente longo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!