Curiosidades, História

Como surgiu a continência militar?

Como surgiu a continência militar?

Pra quem me conhece com certeza deve saber que eu virei militar recentemente, ou seja, estou servindo o serviço militar obrigatório aqui na minha cidade. Bom, uma das primeiras coisas que aprendemos quando entramos para o quartel é a famosa ordem unida, que nesta mesma se inclui a tradicional continência militar.

Caneca para Presente

Eu não vou mentir pra vocês, mas quando eu comecei a ter a instrução de como fazer a continência, me veio logo a cabeça: “Da onde surgiu esse gesto?” e não deu outra, achei um ótimo tema para trazer aqui pra vocês, afinal toda curiosidade é bem vinda!

Bom, após ter essa dúvida em mente e decidi ir conversar com o meu sargento sobre. Ele achou super bacana eu ter essa dúvida, afinal não são muito que procuram saber essas coisas (só os melhores procuram, é isto). Enfim, após conversarmos um pouco, ele me explicou todo o processo até o surgimento da continência militar e eu tenho certeza que você vai se surpreender!

A continência militar, que hoje é reconhecida pelo mundo inteiro, tem sua história bem preservada e para conhecer-la teremos que voltar muitos anos atrás, até a idade média. Naquela época era normal termos batalha entre cavalheiros e era tradição sempre antes de duelar, os cavalheiros cumprimentarem seus reis.

Caneca para Presente

Para fazer isso, os cavalheiros usavam as pontas dos dedos para levantar a viseira do elmo que fazia parte da sua armadura medieval. Se você imaginar em sua cabeça, irá conseguir ver que esse gesto daria na atual continência.  Além de saudar o rei, os cavalheiros também faziam esse gesto para passar uma mensagem de paz, mostrando que a mão que empunhava a espada estava vazia. Bem interessante, não?

Com o passar dos anos, a continência acabou sendo adotada pelas forças armadas, porém em alguns países ela pode ser feito de forma diferente, como por exemplo o exercito francês, que ao invés de fazer a continência com a palma da mão voltada para baixa (como é feito aqui no Brasil), eles fazem com a palma da mão voltada pra frente. Estranho, não?

Hoje a continência funciona como um sinal de respeito e também uma espécie de senha entra os militares. Mas e aí, o que achou da curiosidade? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar com um amigo! 😀

Você também pode gostar de