Eu sempre fui um cara muito eclético quando se fala de filmes e séries e por incrível que pareça eu sou um grande fã da telenovela Rebelde, tanto a mexicana, quanto a brasileira, porém não posso mentir aqui pra vocês, afinal dentre as duas versões eu tenho a minha favorita que é sem sombra de dúvidas a do México, exibida pelo SBT duas vezes. Vale lembrar que eu também sou apaixonado na versão brasileira exibida pela Rede Record.

Acredito que todos aqui devem saber que a Rebelde mexicana acabou realmente se tornando uma banda após a novela, diferente da versão brasileira que após ter a novela encerrada, não fizeram mais shows nenhuns. Porém, depois de um tempo juntos, o grupo acabou anunciando o fim da RBD. Muitos fãs ficaram triste na época, mas o tempo passou e cada um seguiu seu caminho. Mas por que será que eles se separaram?

porque rbd se separou

A banda formada por Anahi, Dulce Maria, Maite Perroni, Christian Chavez, Afonso Herrera e Christopher Uckerman na telenovela Rebelde fez com que muitos adolescentes cantassem suas músicas na frente da TV. O romance entre os personagens e o drama adolescente presente com clareza na novela conseguiram levar RBD ao topo. Muitas pessoas acharam que o grupo nunca iria se separar, porém tudo na vida tem um fim e foi assim com a banda.

Em 15 de agosto de 2008 os integrantes da banda vinham ao fãs anunciar o fim da RBD. Na época um motivo para a decisão não foi dado, mas ficou claro que não era todos os integrantes que optarem por essa escolha, afinal Anahí (Mia Colucci, na novela) organizou uma passeata com os fãs do mundo todo contra o fim do grupo… E acredite, deu muito certo. Oito dias após o anúncio, cidades de diversos países como México, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Chile, entre outros participaram da passeata. Até o Brasil entrou nessa, chegando a ter mais de duas mil pessoas na avenida paulista contra o fim da banda. Foi bonito esse gesto? Foi. Porém, não ajudou, afinal RBD encerrou suas atividades em 2009.

porque rbd se separou 1

No ano de 2019, dez anos após a separação do grupo, nós fãs finalmente tivemos uma explicação sobre o fim de RBD. Em entrevista, Dulce Maria explicou o seguinte:

“É difícil saber a resposta [da separação] porque há muitos fatores. Nós fazíamos parte, mas não éramos responsáveis por todas as decisões e, por outro lado, todos tinham suas carreiras, seus sonhos, suas ideias, além de enfrentarmos o cansaço e as viagens, que nos deixavam longe da família. Não podíamos fazer nenhum outro projeto e ninguém mais podia ter uma vida pessoal. Eram lindos, os shows e a energia que sentíamos. Mas ao mesmo tempo, era muito desgastante emocionalmente, mentalmente e fisicamente”, argumentou.

Já em outra entrevista, Afonso Herrera, que interpretava Míguel a telenovela já puxou a culpa do fim da banda para sí mesmo, alegando que cada um ali já estava querendo fazer outras coisas. Confira:

“O contrato acabava em 2008 e nós tínhamos que decidir se continuaríamos ou não. Eu queria fazer outras coisas, queria atuar, que é o que eu gosto. Quando expus meu ponto diante dos executivos da Televisa, do (produtor) Pedro Damián e dos meus colegas de grupo, foi tipo: cri cri cri. Porque o projeto não é mexicano: era comprado da Argentina. Se fosse continuar, teriam que comprar os direitos de novo na Argentina. E eu decidi que: ‘não, obrigado’. Nós tínhamos esse acordo: se um saísse, o grupo acabava, e isso foi respeitado, felizmente. Christopher também queria fazer outro tipo de coisas, Maite já estava fazendo novela enquanto nós estávamos em turnê, então cada um estava começando a fazer suas coisas”, afirmou o ator.

porque rbd se separou 2

Pois é, meus amigos… a verdade as vezes dói. A banda RBD acabou pelo simples fato de Afonso e outros integrantes também estavam se dispersando para outros projetos. Vale lembrar que assim como Anahí, Christian Chaves (Giovane na novela) também era contra o encerramento do grupo.

Mas e aí, o que achou? Ficou chocado assim como eu? Comente logo abaixo!