Uma das coisas que eu mais gosto de fazer de vez em quando é ir ver o céu de madrugada, para refletir sobre a vida e o universo. Se você é como eu e já fez isso, com certeza já deve ter avistado um pontinho brilhante que se movimentava no céu, estou correto? Pois é, isso acontece com frequência e não, não são alienígenas, são apenas os satélites da região que ali ficam presentes. Mas por que será que eles brilham? Eles possuem uma luz própria? 

 Bom, antes de explicar o porque do brilho nos satélites, vamos conhecer um pouquinho mais sobre eles, Afinal, o que é um satélite? Basicamente satélites são copos que acompanham ou giram em torno de outro, no caso aqui, esses aparelho acompanham a rotação do nosso planeta. Existem diversos satélites e cada um possui uma função diferente.

por que satelites brilham

Alguns são usados para medir radiação, temperatura e umidade do ar, já outros são usados para captar imagens, muito utilizadas em sensoriamento remoto e cartografia. Eles são responsáveis também por captarem ondas elétricas e mandar as mesmas para diversos televisores espalhados pelo planeta.

Enfim, vamos a pergunta principal: Afinal, por que eles brilham? Bom, a resposta é bem simples, afinal o seu brilho vem na verdade do sol, isso mesmo que você está lendo. O satélite acaba, assim com a Lua (satélite natural), refletindo a luz do sol, porém este fenômeno não acontece a noite toda. Ele costuma acontecer principalmente um pouco após o pôr do sol e nos momentos que antecedem o seu nascimento, porém pode ocorrer durante a madrugada também. 

por que satelites brilham 1

Como eu faço para achar eles no céu? Bom, existem algumas condições de visibilidade para que o satélites apareça brilhando para você. O céu obviamente precisa estar escuro, para sua melhor visibilidade. A altura do sol e do satélite também interferem na experiencia. O sol por exemplo precisa estar entre 10 a 25 graus abaixo da linha do horizonte, enquanto o satélite deve estar a 25 graus acima da mesma. Tendo isso, você com certeza conseguirá enxergar o satélite brilhando aí mesmo da sua casa. 

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀