Curiosidades

Por que os Satélites brilham?

Por que os Satélites brilham?

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer de vez em quando é ir ver o céu de madrugada, para refletir sobre a vida e o universo. Se você é como eu e já fez isso, com certeza já deve ter avistado um pontinho brilhante que se movimentava no céu, estou correto? Pois é, isso acontece com frequência e não, não são alienígenas, são apenas os satélites da região que ali ficam presentes. Mas por que será que eles brilham? Eles possuem uma luz própria? 

Caneca para Presente

 Bom, antes de explicar o porque do brilho nos satélites, vamos conhecer um pouquinho mais sobre eles, Afinal, o que é um satélite? Basicamente satélites são copos que acompanham ou giram em torno de outro, no caso aqui, esses aparelho acompanham a rotação do nosso planeta. Existem diversos satélites e cada um possui uma função diferente.

Alguns são usados para medir radiação, temperatura e umidade do ar, já outros são usados para captar imagens, muito utilizadas em sensoriamento remoto e cartografia. Eles são responsáveis também por captarem ondas elétricas e mandar as mesmas para diversos televisores espalhados pelo planeta.

Enfim, vamos a pergunta principal: Afinal, por que eles brilham? Bom, a resposta é bem simples, afinal o seu brilho vem na verdade do sol, isso mesmo que você está lendo. O satélite acaba, assim com a Lua (satélite natural), refletindo a luz do sol, porém este fenômeno não acontece a noite toda. Ele costuma acontecer principalmente um pouco após o pôr do sol e nos momentos que antecedem o seu nascimento, porém pode ocorrer durante a madrugada também. 

Caneca para Presente

Como eu faço para achar eles no céu? Bom, existem algumas condições de visibilidade para que o satélites apareça brilhando para você. O céu obviamente precisa estar escuro, para sua melhor visibilidade. A altura do sol e do satélite também interferem na experiencia. O sol por exemplo precisa estar entre 10 a 25 graus abaixo da linha do horizonte, enquanto o satélite deve estar a 25 graus acima da mesma. Tendo isso, você com certeza conseguirá enxergar o satélite brilhando aí mesmo da sua casa. 

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀

Você também pode gostar de