Os reality shows são um verdadeiro sucesso no mundo inteiro e principalmente no Brasil (já falamos sobre isso aqui no TriCurioso). Esse formato de programa já ganhou diversas versões nos mais variados países e cada uma delas acaba atraindo um público específico.

Por mais que pareça ser um formato bem atual, os reality shows são um pouco mais antigos do que imaginamos. Bom, aqui no TriCurioso já soubemos qual foi o primeiro reality show da história, mas você sabe qual foi o primeiro do Brasil? Caso não saiba, eu tenho a resposta e te contarei agora mesmo.

Qual foi o primeiro reality show do Brasil?

O Primeiro Reality da TV Brasileira

Apesar do Big Brother Brasil ser um dos mais famosos (se não o mais famoso) reality da televisão brasileira, engana-se quem acha que ele foi o primeiro a chegar nas nossas telinhas.

No dia 23 de junho de 2000 estreou na grade da Rede Globo o programa No Limite, o primeiro reality show da TV brasileira que era uma versão do programa estadunidense Survivor. No Limite era exibido sempre aos domingos em horários variados e era dirigido pelo José Bonifácio Brasil de Oliveira (ou Boninho para os íntimos) e apresentado pelo Zeca Camargo.

Qual foi o primeiro reality show do Brasil?

Como Era o Reality?

No programa, um grupo de 12 a 20 pessoas eram deixadas em uma floresta, eles eram divididos em duas equipes com uma distribuição igual de idade e sexo. As equipes sempre recebiam um kit de utensílios básicos que eram usados para ajudar na sobrevivência deles.

Durante o jogo, os participantes competiam em equipe ou individualmente (dependendo da prova). No geral, as provas consistiam em competições de resistência, solução de problemas, trabalho em equipe, destreza e força de vontade.

Qual foi o primeiro reality show do Brasil?

Em 2001, No Limite teve 2 temporadas, a segunda que estreou no dia 28 de janeiro e a terceira que estreou no dia 28 de outubro. Após a terceira temporada, No Limite entrou em um hiato de 8 anos, sendo assim, a quarta e ultima temporada do reality estreou no dia 30 de julho de 2009.

Polêmica

Todo bom reality que se preze é recheado de polêmicas e no caso de No Limite, além de polêmicas internas, teve também uma grande polêmica externa envolvendo os direitos do programa. Mark Burnett, o produtor do programa Survivor acusou a produção brasileira de ter copiado a versão americana.

Segundo Mark, ele não via problema algum se o programa fosse um formato comprado para uma adaptação, porém, a Rede Globo não tinha autorização da emissora detentora, assim, ela acabou sendo processada e suspendeu temporariamente No Limite.

Qual foi o primeiro reality show do Brasil?

Em 2009, a Rede Globo legalizou a situação do programa e comprou os direitos de Survivor para o Brasil, porém a emissora parou na quarta temporada do reality e até o momento não se pronunciou sobre um novo ano.

Leia Também: 7 Reality Shows para assistir na Netflix durante a quarentena
Leia Também: Reality Show: Por que o Brasil gosta tanto deste tipo de programa?

Você já assistiu o reality No Limite? Comente aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!