Os memes invadiram a internet e praticamente todas as semanas temos novos deles para nos divertirmos e rirmos bastante. Alguns dos memes ficam tão famosos que chegam a ser conhecidos em diversos países e acabamos nos esbarrando nele várias vezes quando abrimos as nossas redes sociais.

No momento o meme do caixão está bem em alta, muito provavelmente você já deve ter visto ele, geralmente é um vídeo onde uma pessoa está em uma situação bem perigosa e quando ela provavelmente vai morrer, aparece uns homens dançando e segurando um caixão. Bom, vídeos com esse meme estão por todas as partes, mas você sabe qual a origem dele? Nós fomos atrás da resposta e te contaremos agora mesmo.

Qual a origem do meme do caixão?

Tradição

Bom, os homens que vemos dançando no meme nada mais são do que residentes de Gana, um país que fica no Golfo da Guiné, na África Ocidental. Nessa região quando alguém morre, o funeral não é motivo para tristeza, mas sim um momento de festa.

Por lá essa tradição é bem antiga e boa parte das pessoas preferem fazer um funeral mais animado para os seus entes queridos. Aqueles homens carregando o caixão são profissionais e cobram por isso, o valor pode chegar a custar R$ 80 mil. Lá em Gana, as famílias podem escolher uma cerimônia tradicional, uma com apresentações teatrais ou a cerimônia com dança e música.

Para nós da América Latina (e para boa parte do mundo) pode até parecer bastante estranho, mas como já vimos, em Gana é super normal.  Confira agora uma reportagem da BBC NEWS da África que apresenta a tradição. Bom, a legenda está em inglês e caso você não entenda, pode pelo menos ter uma ideia de como as coisas funcionam por lá.

Música

O meme que está bombando vem acompanhado de uma música, mas como vimos no vídeo acima, essa música não está presente nele, afinal de contas, qual é a música que toca no vídeo do meme?

A música usada no meme se chama Astronomia e é um remix da música original que foi lançada em 2010 pelo Tony Igy. Você pode conferir agora a música remixada completa:

Não se sabe ao certo quem foi que decidiu unir os dançarinos de gana com a música Astronomia, mas sabemos que atualmente existem inúmeros vídeos espalhados pela internet que acabaram trazendo um pouco mais de alegria para nós durante essa quarentena. Confira agora alguns dos memes que estão rodando pela internet: 

https://twitter.com/morreuounao/status/1245828171506876416
https://twitter.com/morreuounao/status/1246397354766303232
https://twitter.com/morreuounao/status/1246113845921316876

Você sabia que a dança do caixão é uma tradição? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!