A minha família é completamente viciada em café, mas quando eu digo “minha família”,  eu quero dizer literalmente ela todinha… Sério, eu nunca vi gente tão viciada em café como meus parentes haha. Por conta disso, outro dia conversando com minha mãe e alguns amigos, uma dúvida veio a minha cabeça: Quanto tempo será que o café fica em nosso organismo? Afinal todos sabem que cafeína dá à pessoa uma grande energia podendo tirar até mesmo o seu sono, então quanto tempo será que ele faz efeito?

Antes de começar a falar realmente sobre o assunto, preciso deixar claro que energéticos, refrigerantes ou qualquer outra bebida que vá cafeína não terão o mesmo resultado que o café, então o tempo que eu falar desconsidere paras esses tipos de bebida, afinal a porcentagem deles é bem menor do que no puro.

grãos de café

Você, assim como eu, já tomou uma xícara de café para ter energia parar terminar aquele trabalho de faculdade ou estudar para aquela prova do dia seguinte, estou certo? Uma curiosidade muito interessante da bebida é que ela demora apenas de 30 a 60 minutos para atingir seu efeito máximo no sangue, porém alguns especialistas afirmam que em algumas pessoas o efeito pode aparecer em apenas 10 minutos após a ingestão.

Agora você deve estar pensando: Bom, se é rápido para fazer efeito, então deve ser mais ou menos o mesmo tempo para eliminarmos do nosso corpo. Aí que você se engana meu grande amigo, afinal o corpo leva, normalmente, de 3 a 5 horas para eliminar METADE da substância e é preciso entre 8 e 14 horas para que o organismo esteja totalmente livre da cafeína. Pois é meu amigo, acho que agora você vai começar a repensar de tomar aquele cafézinho antes de dormir, não é mesmo?

tomando café

Acho que é importante ressaltar aqui que as mulheres podem metabolizar mais rápido a cafeína devido ao uso de pilulas anticoncepcionais. Em comparação de mulheres que usam e as que não usam o medicamento, estudos apontam que as medicadas podem ter uma redução de 1/3 do tempo para a metabolização. Interessante, não?

Alguns efeitos do café em nosso corpo

Bom, a ingestão de cafeína pode causar agitação, por isso que após tomar uma xícara você acaba se sentindo mais disposto, querendo fazer várias coisas ao mesmo tempo. Outro efeito também muito comum é a insônia, que claro não é fixa, porém após ingerir o produto vai demorar um tempinho até você pegar no sono. Para finalizar, há casos também de pessoas que dizem que tomar café dá vontade fazer côco… Pois é.

homem bebendo café

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀