Desde dezembro de 2019 o coronavírus está se espalhando pelo mundo e muito tem se falado sobre ele desde então, principalmente devido ao grande número de infectados e de mortos que o vírus já deixou no mundo inteiro.

Bom, sabemos que quando uma novidade aparece, diversas notícias verdadeiras e até mesmo falsas acabam acompanhando ela, não é mesmo? Recentemente começou a circular na internet uma informação dizendo que o coronavírus se espalhou por conta do 5G, mas será que isso é verdade? É o que descobriremos agora mesmo.

 

5G é o causador do Coronavírus?

 

Recentemente vários vídeos foram compartilhados nas redes sociais com imagens de torres e telefonia móvel pegando fogo em Birmingham, na Inglaterra e em localidades do condado de Mersesyside. Os vídeos começaram a ser bastante compartilhados, principalmente por contas verificadas com milhares de seguidores.

A mídia que começou a ser compartilhada acabou chamando a atenção da imprensa e principalmente das pessoas, isso porque o vandalismo aconteceu pois pessoas daquela região afirmam que as redes de telefonia 5G ajudam a propagar o coronavírus e ainda por cima diminui a imunidade das pessoas. O vandalismo aconteceu também na Holanda e uma parte da população acabou acreditando nos argumentos dos vândalos.

A Teoria

Como bem sabemos, teóricos da conspiração sempre possuem respostas para todos os problemas em que a humanidade passa. Nesse caso, não param de surgir teorias, principalmente no Fabekook e no YouTube relacionando a tecnologia 5G ao coronavírus.

A teoria que mais ganhando destaque se concentra em dois pontos, sendo eles:

  1. Wuhan foi a primeira cidade da China a lançar o 5G, não por coincidência (nas palavras da teoria) o novo coronavírus surgiu de lá;

  2. O 5G danifica o sistema imunológico, assim deixando as pessoas imunocomprometidas e altamente suscetíveis à doença;


    5G é o causador do Coronavírus?

Bom, os dois pontos conseguem ser derrubados, primeiro pelo fato de que Wuhan não foi a primeira cidade chinesa a lançar o 5G, na verdade ela foi uma das primeiras, já que outras 16 cidades também lançaram a tecnologia ao mesmo tempo e nenhuma delas registraram casos absurdamente altos do vírus.

Além disso, não existem nenhuma evidência de que a tecnologia 5G afeta diretamente o sistema imunológico humano e nem sequer provas para sustentar que a conexão de quinta geração afeta a saúde dos serem humanos possa afetar a nossa saúde de alguma maneira.

 

5G é o causador do Coronavírus?

Resumindo, como já era de se esperar, não existe a mínima possibilidade de o 5G ser o causador do coronavírus. A verdade é que teorias da conspiração sempre irão existir e por isso devemos sempre ficar atentos para não acreditarmos em fakes.

Leia Também: COVID-19: Quantas pessoas já morreram no Brasil com a doença?
Leia Também: Cloroquina cura o Coronavírus?

Você já tinha ouvido falar dessa teoria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!