É difícil imaginar que alguém nos dias de hoje ainda não esteja familiarizado com a personagem Carmen Sandiego. Seja pela sua roupa vermelha icônica, seus delitos criminais inacreditáveis ou pela sua música tema inesquecível, o legado da franquia Carmen Sandiego continua vivo por mais de três décadas.

Na década de 1990, o aumento da acessibilidade dos computadores domésticos provocou uma tendência de misturar educação e entretenimento, onde as empresas tentavam usar jogos de computador para ensinar crianças e convencer seus pais de que a tecnologia não era algo ruim.

Começando com o lançamento do jogo Onde está Carmen Sandiego?, essa franquia de aventura se transformou em um dos sistemas de educação geográfica mais reconhecidos do mundo. Cheios de várias histórias e atividades centradas nos crimes de Sandiego, os jogadores deviam usar informações geográficas e, às vezes, um almanaque mundial para rastrear a criminosa ao redor de todo o mundo.

Para celebrar as suas humildes origens nos jogos de PC e o seu impacto na indústria do entretenimento ao longo das gerações, aqui estão algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre Carmen Sandiego.

6. Os criadores do jogo não queriam que ele fosse taxado como “educativo” por um motivo curioso

coisas que voce nao sabia sobre carmen sandiego 6

Após o lançamento de Onde está Carmen Sandiego?, os desenvolvedores acreditavam que o jogo se tornaria mais popular entre os pais se fosse abordado como um jogo de aventura, não educacional. O programador Dane Bigham explicou a ideia por trás disso dizendo: “não queríamos chamá-lo de educacional por que isso poderia sugerir que o jogo era chato. Por isso, é irônico ver que ele tenha sido taxado como um jogo educacional ao longo dos anos, ainda que esse não fosse o nosso objetivo”.

Ironicamente, devido à propaganda boca a boca dos educadores, o jogo ganhou popularidade entre os sistemas escolares em todo o território norte-americano. Desde então, os jogos Carmen Sandiego têm participado integralmente da educação geográfica em várias escolas dos EUA e têm sido utilizados para complementar a educação curricular.

5. A curiosa origem do seu nome

coisas que voce nao sabia sobre carmen sandiego 5

De acordo com um artigo publicado no site Kotaku, o escritor David Siefkin afirmou: “eu queria um nome exótico e o peguei da cantora Carmen Miranda e de uma adorável cadela de mesmo nome que pertencia aos meus antigos colegas de quarto em São Francisco”.

Embora a cantora Carmen Miranda tivesse origem luso-brasileira, David escolheu dar o sobrenome Sandiego à personagem para deixar explícita a sua ascendência hispânica. Sua nacionalidade não apenas serviu como uma maneira de diferenciar a personagem, mas seu nome também trouxe benefícios adicionais, como uma fácil pronunciação por parte dos habitantes de países não falantes de línguas de origem hispânica.

4. As suas origens também são rodeadas de mistério

coisas que voce nao sabia sobre carmen sandiego 4

Os fãs de Carmen Sandiego já estão familiarizados com o fato de a personagem sempre estar envolvida em mistérios, sendo que isso pode ser facilmente notado até em suas origens. Embora o seu nome completo (que na verdade é Carmen Isabella Sandiego) permaneça o mesmo ao longo dos anos, ela nunca recebeu uma história definida.

A versão mais aceita da sua história diz que ela era uma mente criminosa e grande inimiga da agência de detetives da ACME. Dirigindo sua própria organização criminal, chamada V.I.L.E., ela utiliza um elenco de vilões para ajudá-la a roubar artefatos ao redor do mundo.

No entanto, jogos desenvolvidos mais tarde passaram a apresentar várias inconsistências com relação à sua história. Por exemplo, uma versão diz que ela era órfã e foi criada por The Chief, chefe da ACME. Outras edições do jogo reescreveram sua história e a desenvolveram como uma agente desonesta da agência, rompendo seus laços familiares com o líder da ACME. Mas apesar de sua história inconsistente, ela sempre foi retratada como uma vilã astuta capaz de roubar monumentos nacionais e grandes artefatos.

3. Sandra Bullock esteve perto de interpretar a personagens em um filme da Disney

coisas que voce nao sabia sobre carmen sandiego 3

Por conta das séries de videogames, game shows e séries animadas, Carmen Sandiego se tornou um dos personagens mais reconhecidos na década de 1990. Com seu casaco vermelho, sua marca registrada, ela passou a ser uma personagem facilmente identificável em qualquer meio. Consequentemente, mais oportunidades para lucrar com a vilã começaram a surgir, até porque, assim como em qualquer série ou personagem popular, Hollywood gosta de transformar popularidade em dinheiro.

No final dos anos 90, a Walt Disney Pictures foi a primeira a tentar trazer Carmen Sandiego para as telonas. De fato, a Disney comprou os direitos da série e até chegou a planejar escalar Sandra Bullock para interpretar o papel principal. Infelizmente, o projeto nunca saiu das etapas de planejamento e o filme nunca foi produzido.

2. Um outro filme foi planejado com Jennifer Lopez

coisas que voce nao sabia sobre carmen sandiego 2

Em uma segunda tentativa de trazer Carmen Sandiego para as telonas, a Walden Media comprou os direitos da série em 2011. Para este projeto, a atriz Jennifer Lopez foi apresentada como produtora e possível atriz protagonista do projeto.

Seu plano inicial era aproveitar o sucesso dos filmes de mistério e aventura populares nos anos 2000, inspirados em filmes como Thomas Crown – A Arte do Crime. O problema é que houve poucas notícias sobre o projeto desde então, exceto a informação de que Lopez não iria mais desempenhar o papel principal.

1. A série animada de Carmen Sandiego na Netflix foi muito bem recebida

coisas que voce nao sabia sobre carmen sandiego 1

Em abril de 2017, surgiu a informação de que a Netflix havia adquirido os direitos de Carmen Sandiego com a intenção de produzir uma nova série de animação. Os rumores também davam conta de que a série seria baseada na icônica franquia educacional de jogos de computador, seguindo Sandiego enquanto ela viajava pelo mundo roubando tesouros nacionais.

A primeira temporada foi lançada em 18 de janeiro de 2019 e recebeu críticas majoritariamente positivas. Uma segunda temporada foi lançada em 1º de outubro de 2019.

E você, também é fã da franquia Carmen Sandiego? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!