Por que alguém optaria por dirigir um carro de três rodas? Excentricidade ou apenas um desejo de possuir algo diferente podem ser as respostas mais plausíveis, mas o fato é que alguns carros de três rodas são máquinas inegavelmente encantadoras, se não necessariamente rápidas.

Além de fazer com que estranhos se aproximem de você em estacionamentos, os carros de três rodas geralmente surgem por conta de dois fatores: um projeto de carro futurista que perdeu uma roda ou uma motocicleta que ganhou um pneu extra.

Mas, embora eles pareçam tão estranhos e intrigantes se comparados com os veículos tradicionais de quatro rodas, esses veículos também têm o seu valor agregado à indústria automobilística. Pensando nisso, resolvemos listar aqui alguns dos carros de três rodas mais interessantes e absolutamente estranhos que você provavelmente nem sabia que existiam. Confira!

8 carros de três rodas que você não sabia que existiam

8. Vanderhall Venice, o primeiro carro de três rodas da nossa lista!

Carro de três rodas

O Venice é um dos três modelos disponibilizados pela fabricante Vanderhall, baseada no estado americano de Utah. Esta é a máquina mais pura das três, pois conta com a menor quantidade de comodidades, embora sua cabine construída à mão esteja longe de ser algo simplista.

De fato, esse carro é um triunfo do design retro-moderno, feito para evocar modelos clássicos dos anos 30 e 40, mas com uma única roda traseira em vez de duas. Ele usa um motor turbo de 1,5 litro e 4 cilindros da GM, que por sua vez aciona as rodas dianteiras através de uma caixa de 6 velocidades.

7. Campagna T-Rex

carros de tres rodas que voce nao sabia que existiam 7

O T-Rex, da empresa Campagna, com sede no Canadá, é provavelmente a máquina mais complexa desta lista. Em vez de usar um trem de força automotivo, o T-Rex conta com um motor de moto de 1600cc da BMW e uma caixa de velocidades sequencial originalmente também desenvolvida para motocicletas, que ainda conta com uma marcha à ré personalizada.

Para se ter uma ideia, esse veículo pode ir de 0-100 km em 3,9 segundos e, apesar de seu motor de moto e seu desempenho excelente, nenhuma licença de moto é necessária: apenas um capacete e um vício em adrenalina.

6. Messerschmitt KR200

carros de tres rodas que voce nao sabia que existiam 6

O KR200 é a coisa mais próxima de um “carro cômico” que os alemães já produziram. Ele foi construído pela Messerschmitt, a mesma empresa que construiu aviões de combate para Força Aérea Nazista na Segunda Guerra Mundial e, de certa forma, parece a seção da cabine de um velho avião de guerra com três rodas e alguns faróis de visual hilário.

Esse veículo usa um motor monocilíndrico de 191cc que pode girar em qualquer direção, permitindo que o carro use as suas quatro marchas para frente ou para trás.

5. Vandenbrink Carver One

Carro de três rodas

O Carver One é provavelmente o mais estranho de todos os carros de três rodas nesta lista. Trata-se de um veículo voltado quase que totalmente para o desempenho, mas que conta com uma roda dianteira naturalmente instável, o que não trás grandes benefícios no fim das contas.

Ainda assim, sua configuração de suspensão inteligente permite inclinar-se para os cantos como uma motocicleta, o que pode ser algo incrivelmente legal de experimentar.

4. Aptera 2 Series, um carro de três rodas que surpreende!

carros de tres rodas que voce nao sabia que existiam 4

O Aptera 2 Series é um daqueles carros de três rodas que parecem que nunca deixarão o status de protótipo. O objetivo de seu projeto é ser o mais aerodinâmico possível, o que explica a sua cabine de pilotagem leve e o seu estilo cônico.

Devido a esse formato, a Aptera afirma que esse veículo percorrerá mais de 1000 quilômetros com uma única carga e poderá recarregar suas baterias usando painéis solares na seção do teto e da cauda. Talvez um dia finalmente poderemos ver essa coisa esquisita nas estradas mundo afora.

3. Morgan Three-Wheeler

carros de tres rodas que voce nao sabia que existiam 3

Esqueça o design moderno. O Morgan Three-Wheeler apresenta um visual praticamente inalterado há mais de 70 anos. A Morgan produz versões dos seus icônicos carros de três rodas desde antes da Segunda Guerra Mundial, sendo que o mais recente deles (que é um veículo de produção atual) parece ter idade suficiente para figurar nos museus mundo afora.

O Morgan Three-Wheeler usa um motor V-twin montado na frente e conta com uma única roda traseira, além de utilizar uma transmissão manual semelhante ao de um Mazda MX-5.

2. Peel Trident

carros de tres rodas que voce nao sabia que existiam 2

Apesar do primo mais próximo deste carro, o Peel P50, também ser famoso graças a Jeremy Clarkson, o Trident tem um senso de humor ainda mais peculiar. Basta observar as minúsculas rodas, os faróis afundados e o visual ao melhor estilo Jetsons para perceber que esse veículo mais parece um carrinho de bebê de um filme de ficção científica dos anos 60.

Sua única roda traseira é movida por um motor de scooter de dois tempos que mal conseguia conduzir o carro por vias íngremes. Ou seja, nada de exigir muito desse pobre coitado.

1. Bond Bug, o último carro de três rodas da lista.

Carro de três rodas

Construído pelas mesmas pessoas que criaram o Reliant Robin, o Bond Bug foi projetado como uma versão ainda mais divertida da máquina pioneira, sendo especialmente voltada para um mercado mais “jovem”.

A menor distância entre eixos, um menor centro de gravidade e o menor peso o tornaram muito mais estável que o Robin e, curiosamente, o Bond Bug era realmente uma máquina decentemente rápida para o seu estilo. Esse veículo foi fabricado apenas por alguns anos, mas mesmo assim, tornou-se um verdadeiro carro clássico cult.

E você, já conhecia algum dos carros de três rodas listados aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!