Com a pandemia do Coronavírus, muitos prefeitos e governadores se viram obrigados a fechar o comércio de suas cidades para que assim houvesse um isolamento social, o que acabaria sendo satisfatório para a população. Depois de quase um mês nessa situação, as pessoas começaram a ficar impacientes e decidiram sair nas ruas para pedir a intervenção Militar. Muitas pessoas se questionaram a respeito disso, chegando a dizer que nem sabiam o que era uma intervenção.

Tendo isso em vista, hoje decidi trazer um post explicando o que aconteceria caso o Brasil sofresse uma intervenção por parte dos militares (sim, isso já aconteceu). Inclusive, nos últimos dias o meu quartel foi alvo de carreatas que pediam esse tipo de intervenção militar e digamos que foi bem estranho… Bom, espero que gostem!

intervenção militar

Intervenção militar é uma ação realizada pelos militares (Exército Brasileiro), podendo acontecer no próprio país ou contra outro território, como por exemplo uma guerra. Quando uma situação dessas acontece dentro do próprio país, significa que as forças armadas interviram contra o estado, derrubando a autoridade instituída e dessa forma, tomando o poder do país. Isso já aconteceu uma vez e ficou conhecido como o “Golpe de 1964“.

Quando a intervenção militar é externa significa que a nação ordena as forças armadas à entrar em confronto com uma outra nação, começando assim uma guerra. Um exemplo desta situação pode ser vista em 2003, quando os Estados Unidos interviu contra o Iraque.

intervenção militar

No caso atual, o povo brasileiro está pedindo a intervenção militar para intervir contra os prefeitos de suas respectivas cidades e não contra o presidente. Inclusive, Jair Bolsonaro, Presidente da República, foi presente nas carreatas, apoiando tal decisão. O motivo alegado pelas pessoas, seria um confronto para o fim do isolamento social e a reabertura do comércio.  

Golpe de 1964: A Intervenção Militar no Brasil

Caso você ainda não conheça, o Golpe de 1964 foi uma oposição, por parte dos militares, ao governo de João Goulart, presidente na época. O motivo para a intervenção militar seria a insatisfação das elites com os projetos realizados nesse governo, em especial as Reformas de Base. Os Estados Unidos também teve participação, afinal os americanos entendiam que a política de João Goulart não atendia aos interesses americanos.

intervenção militar

O golpe de 1964 foi quando os militares tomaram o controle de locais estratégicos do país e, apoiados por parlamentares, derrubaram de maneira inconstitucional o presidente do Brasil, João Goulart. Pouco tempo depois, um presidente foi escolhido por eleição indireta. O golpe de 1964 deu início à Ditadura Militar, que se estendeu até 1985.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀