Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

7 carros pequenos que você precisa conhecer

Sempre houve um certo fascínio por carros pequenos em algumas partes do mundo, principalmente na Europa e na Ásia. Por outro lado, nos EUA, a moda sempre foi ostentar carros maiores, incluindo Cadillacs enormes e grandes picapes, por exemplo. No entanto, até mesmo os americanos aficionados por carros estão começando a ver os encantos apresentados pelos carros de tamanho compacto, sendo que muitos desses modelos são vendidos amplamente nos Estados Unidos.

No entanto, o Japão sempre foi o lar principal dos carros pequenos. De fato, os japoneses até criaram um novo tipo de veículo pequeno, denominado “carro Kei”. Os carros Kei foram construídos pela primeira vez nos anos do pós-guerra, quando muitas famílias japonesas não tinham condições de comprar um carro de tamanho tradicional. Os carros Kei ainda são construídos hoje, embora a maioria seja agora movida a eletricidade e não a gasolina. Mas, ainda assim, os modelos mais antigos se tornaram itens de colecionador.

Pensando nisso, listamos aqui alguns carros pequenos que você precisa conhecer. Esses veículos são alguns dos menores de todos os tempos, sendo que, surpreendentemente, muitos deles estão disponíveis para compra, caso alguém queira ter a experiência de dirigir em um carro que mais parece um brinquedo. Confira!

7. Brutsch Mopetta

O excêntrico e não convencional Brutsch Mopetta surgiu como a ideia mais ousada da fabricante de automóveis alemã Egon Brutsch entre 1956 e 1958. Com sua carroceria de fibra de vidro, o minúsculo Mopetta exibia números impressionantes de consumo de combustível, mas registrava uma velocidade máxima de apenas 35 km/h.

Apenas 14 Mopettas foram fabricados e acredita-se que apenas cinco deles existem até hoje, o que o transforma em um modelo muito cobiçado por colecionadores.

Propaganda. Role para continuar lendo.

6. Vespa 400

A marca Vespa é um nome que soa bastante familiar para os fãs do mundo automotivo, embora essa empresa italiana seja muito mais conhecida por suas scooters elegantes do que por seus carros. Talvez não seja surpreendente que uma fabricante de scooters possa se ramificar na produção de um carro minúsculo, mas o resultado dessa expansão, o Vespa 400, realmente conseguiu atrair a atenção de muitos.

O Vespa 400 foi construído sob a tutela de engenheiros franceses e com os projetos da empresa Piaggio. Contando com um motor traseiro, este carro esteve em produção entre 1957 e 1961. Seu comprimento de 2,80 metros indicava que até havia espaço para colocar alguma bagagem atrás dos dois bancos da frente, tornando-o um dos veículos mais práticos desta lista.

5. Buddy

O Buddy é um carro elétrico norueguês, fabricado pela Buddy Electric, uma empresa anteriormente conhecida como Pure Mobility e Ebil Norge, o que por si só já mostra que trata-se de uma empresa que vive em constante mudança. O Buddy é a versão do século XXI de um veículo elétrico norueguês chamado Kewet, desenvolvido desde 1991. As vendas do Buddy chegaram a 1500 veículos até o final de 2013, a maioria registrada em seu país de origem.

Com apenas 2,40 metro de comprimento, 1,44 metro de largura e 1,44 metro de altura, o Buddy também tem uma autonomia máxima de menos de 64 km, sendo ideal apenas para um uso urbano mais restrito.

4. Commuter Cars Tango

Diferentemente de outros carros da nossa lista, a maioria dos quais teve pelo menos algum sucesso comercial, o Tango, fabricado pela Commuter Cars, foi projetado para ser exclusivo em vários aspectos. Em 2014, apenas 14 desses carros incrivelmente estreitos haviam sido fabricados e com cada Tango custando mais de US $ 100.000 não é difícil entender o porquê.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Curiosamente, um dos fãs pioneiros do projeto foi o ator de Hollywood George Clooney, que recebeu o primeiro Tango a sair da linha de produção em 2005. Mais estreito que algumas motocicletas, este veículo elétrico conta com uma bateria cuja autonomia gira em torno de 80 km.

3. Myers Sparrow

Originalmente construído pela Corbin Motors entre 1999 e 2003 e depois pela Myers Motors a partir de 2004, o Sparrow é um veículo elétrico com 1,20 metro de largura foi projetado para comportar apenas um passageiro, embora os seus fabricantes ainda estejam desenvolvendo o Duo., uma versão de dois lugares desse carro não convencional.

A versão de uma porta do carro é apelidada de “jujuba”, por razões óbvias. O Myers Sparrow também já fez aparições nas telonas, em especial no filme Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro, ao lado de seu homônimo, Mike Myers.

2. Pasquali Riscio

Construído pela empresa automotiva Pasquali, com sede em Florença, na Itália, o Riscio é um veículo elétrico de três rodas que é incrivelmente pequeno, tanto em termos de tamanho do motor quanto de espaço interno. Na verdade, ele é tão pequeno que você nem precisa de uma carteira de motorista para usá-lo nas ruas italianas.

Poucos modelos Riscio foram vendidos, mas os que foram comprados são frequentemente vistos estacionados ao lado de motocicletas e scooters pertencentes aos adolescentes do país, até porque, embora sejam estranhos, eles são perfeitos para andar pelas ruas medievais minúsculas e sinuosas das cidades italianas.

Propaganda. Role para continuar lendo.

1. Peel P50

O final do século 20 e o início do século 21 podem ter visto uma explosão de veículos elétricos menores entrando em produção, mas o fato é que a ideia de introduzir carros pequenos no mercado é algo mais antigo do que parece. O Peel P50, por exemplo, é provavelmente o veículo compacto mais emblemático de todos, sendo originalmente produzido entre 1962 e 1965 pela empresa britânica Peel Engineering.

Com 1,34 metro de comprimento, 1,20 metro de largura e pesando apenas 59 kg, o Peel P50 foi originalmente anunciado como “grande o suficiente para um adulto e uma sacola de compras”. O mais interessante é que, ao ver o ressurgimento dos carros pequenos no mercado automotivo, a Peel ressuscitou o P50 e colocou o veículo novamente em produção no ano de 2010, apresentando versões elétrica e a gasolina.

E você, estaria disposto a dirigir carros pequenos como os listados aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

Os choques elétricos são frequentemente retratados em desenhos e filmes de comédia. O ato é sempre o mesmo: o protagonista se apodera de um...

Curiosidades

Certamente você já deve ter se hospedado em um hotel em algum momento, ou pelo menos já ouviu falar de alguns. Bom, existem diversos...

Curiosidades

Muita gente concorda que os gatos são animais fofos e bastante adoráveis. No entanto, basta uma rápida pesquisa no Google para perceber que os...

Curiosidades

Vivemos em um mundo onde existem mais de 7 bilhões de pessoas, podemos imaginar que cada uma delas possuem características únicas e ainda assim...

Curiosidades

Dos últimos anos para cá os serviços de streaming começaram a se popularizar bastante, afinal a praticidade e facilidade de assistir um filme ou...

Curiosidades

Você já deve saber que as equipes de Fórmula 1 são orientadas por orçamentos com valores extremamente altos. De certa forma isso não é...

Curiosidades

É bem provável que você já tenha assistido a vários documentários da vida selvagem. Em sua grande maioria, esses programas trazem uma combinação de...

Bizarro

Ao longo da história diversos casos bizarros aconteceram ao redor do mundo, alguns chamaram mais atenção que outros. Isso acontece devido ao grau de...