O Brasil é um país muito grande, continental, como muitos dizem. E, portanto, as diferenças de vocabulário são muito grandes dependendo da cidade, estado e região que você se encontre. Muitas coisas podem ser muito comuns para alguém do Rio de Janeiro, mas na Paraíba podem não fazer sentido algum, e vice-versa. E se existe uma cultura muito rica em vocabulário diferente, é a cultura nordestina. Oh povo criativo a gente é pra criar expressões e vocabulários novos. Então sente aí, não se “avexe” e confira algumas das mais populares gírias nordestinas!

8 Gírias Nordestinas Para Você Conhecer

Gírias Nordestinas

  • “Dar o Migué”

Em vários lugares do Nordeste você pode ouvir a gíria “Dar o migué”. Se você nunca ouviu isso na sua vida, provavelmente não está fazendo o menor sentido para você. Mas, calma, que é bem simples. Quando alguém deu o migué, significa nada mais, nada menos que ela enganou alguém, enrolou alguém até convencê-la de algo.

Exemplo: “Aquele carro que eu comprei é horrível. Aquele vendedor deu foi um migué em mim.”

  • “Aí Dento”

Essa é outra bastante conhecida na região Nordeste inteira. Foi bastante reconhecida pelo resto do Brasil no ano de 2018 durante as eleições quando o candidato Ciro Gomes estava dando uma entrevista e alguém gritou o nome de outro candidato rival. Neste momento, Ciro gritou “Aí dento”.  Mas o que isso significaria? Simples também, é o mesmo que mandar alguém se ferrar, se danar e sinônimos.

Exemplo: “Ei, tu colou naquela prova de ontem, num foi?” “Eu não! Aí dento!”

Independente de sua posição política, assista o vídeo para ver a forma com a qual a expressão é dita. O que importa aqui é a gíria utilizada e não o conteúdo do vídeo!

  • “Iapois?”

“Iapois” é uma palavra bastante estranha à primeira vista, eu sei. Mas o significado dela é bastante simples. É uma pergunta feita para afirmar algo que foi escutado. Então, não é bem uma pergunta, mas é dita com a tonalidade de uma pergunta.

Exemplo: “Ela tava na festa contigo ontem, rapaz!” “Iapois?”

  • “Morgar”

Mais uma das gírias nordestinas mais conhecidas por toda a região. O verbo “morgar” quer dizer que algo ficou desanimado, parado, morto. É bastante usada também quando algum amigo chega e, para brincar com ele, diz-se que sua chegada “morgou” o lugar.

Exemplo: “A festa tava muito boa, mas quando ela chegou morgou pra mim.”

  • “Apombaiado”

“Apombaiado” é uma das diversas gírias nordestinas usadas como xingamento. Contudo, ela é mais comum no estado da Paraíba. Seu significado seria alguém desligado, distraído, lento das ideias.

Exemplo: “Deixe de ser apombaiado que eu já te expliquei isso um monte de vezes!”

  • “Avexar”

Pois é, mais um verbo muito usado, principalmente na paraíba. Este verbo também é usado na forma de adjetivo como “avexado ou avexada”. Seu significado também é bastante simples. Esta é uma gíria utilizada para se referir à pressa. Se alguém está apressado, está avexado para o nordestino. Tem até um forrozinho bom demais que põe na letra a famosa frase “se avexe não…”. 

Exemplo: “Se avexe, menino, que eu tenho hora!”

  • “Mangar”

Agora vamos trazer um combo com três gírias nordestinas que são muito difundidas e utilizadas no estado do Rio Grande do Norte. Vamos começar com o verbo “mangar”. Ao ouvi-lo, eu tenho certeza que você tentou conectá-lo à fruta manga. Mas não tem nada a ver com ela não. “Mangar” é o mesmo que zombar, zoar, tirar sarro.

Exemplo: “Mãe, lá na rua os meninos tão tudo mangando de mim porque eu sou baixinho.”

  • “Arengar”

Eita que a quantidade de verbo nessas gírias nordestinas só aumenta! Vamos agora para o “arengar”. O que seria isso? Pois é, pode até parecer difícil, mas não é! Quando alguém está brigando, discutindo, reclamando um com outro, diz-se que estão “arengando”. É muito usada para referir-se a brigas de crianças.

Exemplo: “Deixe de arengar com o seu irmão! Ele é muito mais novo que você!”

  • “Buliçoso”

No Rio Grande do Norte existe muita criança “buliçosa”. Mas, eu imagino que, caso você não seja das proximidades, não consiga ter ideia do que isso significa. Bom, uma criança “buliçosa” é uma criança que não importa onde vá, fica querendo mexer em tudo que vê pela frente.

Exemplo: “Esse seu filho é muito buliçoso, não para de mexer nos quadros da sala!”

Mas e você? Curtiu essas explicações sobre as gírias nordestinas? Conhece mais alguma? Então conta pra a gente aí embaixo!