Uma das coisas mais legais de servir o exército, além das instruções, são sem dúvida alguma as lembranças que você leva de lá, seja a sutache com seu nome ou até mesmo o próprio fardamento. Dentre essas lembranças estão a dog tag, que na minha opinião é uma das melhores de todas. Muita gente quando ouve falar “dog tag” logo já remete o objeto ao animal, o que eu não acho estranho, afinal a tradução se refere ao que seria uma “coleira de cachorro”. Bizarro, não?

Tendo isso em vista, hoje decidi trazer um post aqui para vocês explicando o que é e qual a função de uma dog tag, afinal muitas pessoas ainda acham que é apenas um colar decorativo no pescoço dos soldados. Espero que gostem!

Leia também: Como funciona uma Guarda no Exército Brasileiro?

dog tag

O que é uma Dog Tag?

As famosas dog tags são basicamente duas plaquinhas de metal que carregam suas informações, como nome de guerra, idade, tipo sanguíneo, instituição à qual você está servindo, dados sobre religião, alergias e também seu fator RH.

Mas para que serve tudo isso? O uso da dog tag é obrigatório principalmente em casos de guerra, afinal caso você seja ferido e precise de sangue por exemplo, o seu tipo sanguíneo estará no colar. Outra função da tag também é caso o soldado venha a falecer, daí uma das plaquetas do colar será retirada do corpo, será envelopada e enviada para a família, como forma de avisa-los. A outra plaquinha fica junto ao corpo e é enterrada com o soldado.

dog tag

Hoje em dia essas tags deixaram de ser exclusiva do exército e passaram a ser um acessório cotidiano das pessoas, porém dentro das forças armadas ela ainda desempenha a mesma função. O instrumento pode ser utilizado, por exemplo, por crianças que ainda não sabem dizer o nome, telefone dos pais ou endereço, para identificar o tipo sanguíneo, diabetes ou alergias, doenças do coração e até mesmo para pacientes com Alzheimer. Acho que uma criança ia ficar muito feliz em receber uma dog tag, ein? O que acham?

Por que ela recebe esse nome? Bom, muitos de vocês devem estar se perguntando isso, não é mesmo? Então vamos a explicação: Na segunda guerra mundial, os soldados do exército eram chamados de cães de guerra, cães malditos, sarnentos ou judiados (esse nome inclusive acabou sendo adotado pelas forças armadas, virando uma das quatro turmas).

dog tag

Mas e aí, o que acharam da informação? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar! Você tem uma dog tag? Comente ai embaixo para sabermos!