Curiosidades, Saúde

Por que devemos mastigar bem os alimentos?

Por que devemos mastigar bem os alimentos?

É bastante provável que você já tenha ouvido alguém falar que devemos mastigar bem os alimentos, ao invés de engolirmos de qualquer maneira. No entanto, você também já deve ter percebido que é bastante complicado tentar colocar isso em prática quando estamos famintos.

Caneca para Presente

De fato, o hábito de não mastigar bem os alimentos pode durar muito tempo, podendo até fazer com que o estômago sofra dores constantes. Portanto, se você é uma dessas pessoas que não conseguem se controlar muito bem na hora de comer, continue lendo este artigo para entender por que é tão importante mastigar completamente sua comida. No entanto, para entender isso da melhor forma, vamos primeiro analisar por que a digestão é importante e como o sistema digestivo funciona.

Como funciona o sistema digestivo?

Nosso corpo precisa de nutrientes, proteínas, gorduras, vitaminas, carboidratos, água e minerais para funcionar adequadamente. Nosso sistema digestivo ajuda nosso corpo a adquirir esses nutrientes decompondo o que comemos e bebemos em pequenos pedaços para que nosso corpo possa absorvê-los facilmente. Consequentemente, a absorção desses nutrientes nos ajuda a recuperar energia, além de facilitar o crescimento e ajudar no reparo celular de células danificadas.

O sistema digestivo humano é composto por vários órgãos vitais, incluindo o trato gastrointestinal, pâncreas, fígado e vesícula biliar. O trato gastrointestinal é um tubo longo e sinuoso, que começa pela boca e termina no ânus. Ele é composto de vários outros órgãos, como boca, esôfago, estômago, intestino (pequeno e grande) e, por último, o ânus. O trato gastrointestinal também consiste em bactérias (que fazem parte da chamada “flora intestinal”) que ajudam na digestão.

Os alimentos entram no corpo pela boca e se movem pelo trato gastrointestinal através de vários mecanismos interessantes. A língua empurra comida para a garganta com a ajuda do esôfago. A partir daqui, a comida passa pelo esfíncter inferior do esôfago, que relaxa para permitir a passagem segura da comida. O esfíncter também impede que os alimentos retornem ao esôfago. Após isso, os alimentos chegam ao intestino delgado, onde se misturam com sucos digestivos.

O intestino delgado mistura os alimentos com os sucos digestivos secretados no fígado e no pâncreas, além de absorver nutrientes e água. Em seguida, os resíduos são empurrados para o intestino grosso, onde a água é absorvida e o restante é transformado em fezes. Por último, o reto, localizado na extremidade inferior do intestino grosso, armazena as fezes até que elas estejam prontas para serem empurradas para fora do sistema pelo ânus.

Tá, mas por que é importante mastigar bem os alimentos?

A digestão começa na sua boca, a partir do momento em que você dá a primeira mordida. Portanto, é extremamente importante que você ajude o resto do seu corpo mastigando sua comida adequadamente. No geral, existem três benefícios muito importantes em mastigar sua comida por um período mais longo: ajudar o corpo a absorver os nutrientes, auxiliar a quebrar as gorduras e contribuir para o controle de peso.

Caneca para Presente

Essencialmente, quanto mais nutrientes o nosso corpo absorve, mais saudáveis tendemos a ficar. No entanto, nem todos os alimentos que ingerimos são facilmente decompostos e absorvidos em nossa corrente sanguínea, até porque muitas pessoas sofrem de deficiências nutricionais. É aqui que o ato de mastigar sua comida por mais tempo entra em jogo. O processo físico de mastigar continuamente o que você come ajuda a quebrar grandes partículas de alimentos em partes menores, ajudando o corpo a absorvê-las mais facilmente.

Além disso, quanto mais tempo leva para processar a comida na boca, mais tempo as enzimas têm para trabalhar. O mais interessante disso tudo é que várias enzimas presentes em nossa saliva ajudam a quebrar as gorduras, entre muitas outras coisas. Portanto, naturalmente, quanto mais tempo você demora para mastigar sua comida, mais enzimas ajudam a quebrar as gorduras, facilitando a passagem de alimentos pelo esôfago.

Outra vantagem é que, quando você come devagar, seu cérebro é capaz de processar a mensagem de que você já comeu o suficiente e que, portanto, está devidamente saciado. Por outro lado, se você devorar sua comida em questão de minutos, seu cérebro fica um tanto confuso e pensa que você não comeu o suficiente e que ainda está com fome porque terminou a comida rapidamente. Na prática, a detecção de saciedade por parte do cérebro ajuda a reduzir o risco de comer demais e, consequentemente, ajuda a controlar o peso.

Uma palavra final

Como você pode ver, existem muitos benefícios envolvidos no simples ato de mastigar os alimentos de maneira mais cautelosa. Em resumo, a mastigação adequada ajuda seu corpo a absorver nutrientes de maneira mais eficiente, ajuda a absorver melhor as gorduras e pode até auxiliar a manter o seu peso sob controle.

Vale destacar que, além dos três benefícios básicos mencionados acima, mastigar sua comida por mais tempo também faz com que você aprecie a comida na sua mesa, incluindo a aparência, o cheiro e o sabor dos alimentos. Quando você toma um tempo para comer devagar e com atenção, surge uma grande oportunidade para realmente apreciar o fato de ter comida no prato, especialmente se ela for nutritiva.

Por último, lembre-se também que mastigar mais devagar pode lhe ajudar a considerar os diferentes estágios e dificuldades pelos quais várias pessoas passaram para colocar a comida em sua mesa, de agricultores e fornecedores a mercadores e até mesmo o cozinheiro responsável pela refeição. Portanto, seja grato pelas suas refeições!

E você, costuma mastigar bem os alimentos? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de