Quando se entra para o exército é normal os homens começaram a criar interesses pela carreira militar. A primeira oportunidade que surge na frente de um milico é sem dúvidas alguma o Curso de Formação para Cabos (CFC), a primeira etapa para quem quer servir na carreira das forças armadas. Caso você não saiba, eu estou servindo exército este ano e recentemente se deu início ao CFC.

Tendo em vista que muitos de vocês sonham em servir a força, hoje decidi trazer um post falando como funciona o curso de formação para cabos, para que assim vocês possam ter um melhor conhecimento sobre o assunto antes de decidir se quer seguir nesta carreira ou não.

cabos

Como funciona o Curso de Formação para Cabos?

A primeira coisa que você tem que saber é que nem todos podem fazer o curso. Ainda no inicio do ano de sua instrução, o seu superior irá divulgar que está aberta as inscrições para o curso de formação para cabos (CFC) e que a prova será realizada em breve. Sim, tem uma prova para poder fazer o curso. Bom, feita sua inscrição, basta esperar o dia da prova.

Mas o que costuma cair nessa prova? Bom, geralmente eles irão cobrar história do Brasil, conhecimentos gerais, história do seu estado e cidade e também conhecimentos das forças armadas adquiridos lá dentro mesmo. Vale lembrar também que no exército existem 4 turmas e dessas quatro somente 7 homens de cada turma irão fazer o curso para cabos.

Bom, depois de fazer a prova, vai demorar apenas alguns dias para o sargento liberar o resultado e a partir daí começa o CFC (famoso “onde o filho chora e a mãe não vê”). Serão ao total 8 semanas de instrução para o curso de formação para cabos e durante esse período os qualificados irão passar por treinos (mais intensos do que o TFM tradicional), instruções de tiro e de defesa pessoal. Eles também terão atividades no campo, onde irão ter que passar alguns dias no meio da floresta.

como funciona o tfm 3

Mas o que eu ganho por fazer esse curso? Bom, ao fim do CFC você irá receber a braçadeira de monitor da sua turma e terá diante dos outros uma responsabilidade maior, podendo ordenar a marcha e outros procedimentos durante eventos e instruções. No final do ano, ao final do serviço militar obrigatório, você também receberá a divisa de cabo em sua farda. Interessante, não?

Mas e aí, o que você achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar!