Pode ser extremamente angustiante ver seu gato brigando, seja com seus companheiros de brincadeira em casa ou com outros gatos em algum lugar aberto. No entanto, o que pouca gente sabe é que existem maneiras corretas de separar uma briga de gatos, além de evitar o problema a longo prazo.

Ao longo deste artigo, nós vamos explorar por que os gatos brigam, qual é o jeito certo de impedir um confronto desse tipo e quais soluções a longo prazo você pode tentar colocar em prática caso o problema persista.

Por que os gatos brigam?

Briga de gatos

O primeiro passo para separar uma briga de gato é entender por que esses animais decidem brigar. Na natureza, os gatos geralmente têm fortes relacionamentos com suas mães e filhos, mas quando estão sozinhos, tendem a ser criaturas bastante solitárias. Desse modo, se outro gato cruzar o lugar que consideram como seu território, é provável que haja um certo impasse. É por isso que muitas brigas começam quando um gato decide proteger o que ele considera seu, seja uma área, um brinquedo ou até mesmo um ser humano.

Além disso, há também a questão da associação eventos com sensações desagradáveis. Por exemplo, imagine um gato que sofreu um acidente doloroso na cozinha ao ficar com o pé preso em uma grade e depois cair no chão. Se a primeira coisa que esse gato viu ao cair foi um outro gato, ele pode associar o trágico evento ao outro animal, fazendo com que os dois briguem como loucos.

Os sinais mais evidentes de que alguns gatos podem não estar se dando bem podem ser óbvios: na prática, tudo o que você precisa fazer é ouvir os miados. Nessas situações, você também pode notar se um determinado gato sai da sala quando o outro entra. Além disso, um gato mais submisso pode tentar se esconder ou desaparecer para evitar um confronto quando um gato mais dominante se aproxima. Vale destacar que os gatos têm personalidades diferentes e, às vezes, essas personalidades simplesmente não se misturam.

Como devo parar uma briga de gatos?

Briga de gatos

Quando uma briga de gatos começa, seu primeiro instinto pode ser gritar, arremessar objetos ou até mesmo empurrar os animais. No entanto, isso pode, na verdade, piorar as coisas ainda mais! Em vez disso, você deve respirar fundo, ficar calmo e tentar inserir um objeto como um grande pedaço de papelão entre os gatos. Isso cria uma barreira suave, mas impenetrável entre os dois felinos.

Outra forma de separar uma briga de gatos pode ser tentando distraí-los. Embora alguns bichanos adorem se envolver em uma briga, você sempre pode tentar desviar suas atenções. Para isso, encontre algo que atraia a atenção desses animais, como um brinquedo, e faça barulho com ele. Isso pode chamar a atenção deles e interromper a luta.

Se a distração não funcionar, outra maneira gentil, mas eficaz de interromper uma briga é usando uma garrafa de spray para borrifar uma pequena quantidade de água nos brigões. Isso pode distraí-los ou até mesmo assustá-los, ajudando a colocar um fim na confusão.

Como fazer com que os gatos gostem um do outro?

como separar uma briga de gatos 3

Tentar consertar um relacionamento ruim entre gatos leva tempo, espaço e muita paciência. Você pode começar colocando os gatos em áreas separadas com ração, água e bandeja de areia. Em seguida, reintroduza lentamente os dois gatos ao local. O momento exato de quando iniciar esse processo varia de caso para caso, dependendo da gravidade dos problemas de relacionamento.

O primeiro passo é permitir que os gatos compartilhem aromas. Para tal, alimente os gatos ao mesmo tempo nos lados opostos de uma porta. Isso fará com que eles associem o cheiro do outro a algo agradável, como guloseimas para gatos. Você também pode pegar um pano, limpar as patas e a cauda de um dos gatos e deixar que o outro cheire. Também é recomendável mudar os gatos de lugar para que eles recebam uma dose completa do cheiro do outro.

No entanto, lembre-se que alguns gatos podem nunca se dar bem. Mas, esperançosamente, você pode chegar ao ponto em que eles pelo menos vão tolerar um ao outro. Viver em paz é o objetivo nesse caso. Ainda que eles possam não gostar um do outro, eles podem pelo menos viver juntos e não causar problemas.

E você, já teve que separar um briga de gatos? Compartilhe a postagem e deixe o seu comentário logo abaixo!