É inegável que todos nós prezamos por uma boa segurança, não é mesmo? Para conseguirmos isso, contamos com diversos meios que podem nos manter seguro. Além disso, existe uma gama de acessórios que podem nos auxiliar quanto a segurança da nossa casa ou até mesmo de algum estabelecimento.

Bom, a cerca elétrica é um dos equipamentos mais comuns atualmente que ajuda a manter a segurança em casas, condomínios, comércios e até mesmo em igrejas. Mas será que esse equipamento de segurança consome muita energia? Se você já se perguntou isso, nós temos a resposta e te contaremos agora mesmo.

cerca eletrica consome muita energia tricurioso 2

Origem da Cerca Elétrica

Bom, antes de responder a pergunta título do post, nada mais justo que explicar a origem da cerca elétrica, não é mesmo? O conceito de cerca eletrificada é bem mais antigo do que possamos imaginar, apesar de parecer ser uma criação bem atual. Ela apareceu primeiro na obra Um Ianque na Corte do Rei Artur escrita por Mark Twain e lançada em 1889.

Na obra, a cerca era usada como arma defensiva, mas o primeiro exemplar de fato só apareceu em 1936, pelas mãos do inventor neozelandês Bill Gallagher e foi construída a partir do sistema de ignição de um automóvel de um conjunto de montagem meccano. Em 1962, o também neozelandês Doug Phillips, inventou uma cerca eletrificada baseada numa descarga do eletrificador.

Cerca elétrica consome muita energia?

As Cercas Consomem Muita Energia?

Atualmente as cercas são  projetadas para criarem um circuito elétrico quando tocadas por um animal ou por uma pessoa. Consequentemente sabemos que existe um certo gasto de energia para manter uma cerca elétrica em um local, mas será que sai caro esse custo? Bom, diferente do que boa parte das pessoas pensam, o custo é baixo.

Geralmente costumamos associar a cerca elétrica a um equipamento que consome bastante energia, isso porque temos a ideia de que ela fica ligada 24 horas por dia e 7 dias por semana liberando choques constantes. Mas esse é um equipamento que trabalha com alta voltagem (tensão) e baixa amperagem (corrente). Na prática, a cerca elétrica consome por volta de 3,6 kW ao mês. É albo bem parecido como deixar a sua TV desligada no controle, mas ligada na tomada durante o mês inteiro. 

cerca eletrica consome muita energia tricurioso 4

Funcionamento da Cerca

Para finalizar, vale deixar claro que caso ocorra uma falta de energia, a propriedade não fica desprotegida. Isso ocorre pelo fato de que  todo o sistema de cerca elétrica legalizada possui uma bateria que funciona sem pausas, assim mantendo proteção ativa.

A bateria tem carga para manter o sistema funcionando por até 12 horas. Além disso tudo que já falamos, também vale lembrar que qualquer dúvida quando ao ligamento e manutenção do equipamento deve ser tirada com um especialista.

Cerca elétrica consome muita energia?

Leia Também: Quem inventou o cinto de segurança?
Leia Também: Por que as imagens das câmeras de segurança costumam ser ruins?

Gostou desse post? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!