Neste ano de 2020 eu acabei virando um doador de sangue, incentivado principalmente pelo Exército, afinal todo anos os milicos doam sangue e esse ano não foi diferente. Posso dizer que foi uma experiência incrível, afinal só de saber que meu sangue pode salvar a vida de alguém, meu coração já fica bem quentinho. Enquanto eu estava sentado esperando a bolsa encher, eu fiquei me perguntando uma coisa: Será que as mulheres podem doar sangue no período menstrual? 

Tendo isso em vista, hoje irei fazer um post explicando isso, afinal acredito que muitas mulheres possuem essa dúvida, o que é totalmente normal. Espero que gostem!

Menstruação

A mulher pode doar sangue durante a menstruação?

É fato que a menstruação ainda é um tabu na sociedade, porém temos que parar para pensar que esse assunto é muito importante e deve ser sim discutido. Eu mesmo tive muitas dúvidas sobre o assunto durante meu ensino médio, porém tinha vergonha de perguntar e hoje me arrependo. 

Indo direto ao assunto… será que as mulheres podem doar sangue mesmo menstruadas? Afinal, elas já estão perdendo uma quantidade de sangue nesse período, será que fazer a doação pode fazer mal a elas? Eu pesquisei bastante sobre o assunto para passar uma informação de qualidade aqui para vocês e descobri que a mulher em período menstrual só é impossibilitada de doar sangue caso apresente doenças relacionadas à menstruação, como um volume menstrual muito acima do normal.

Menstruação

Em cada doação de sangue são coletados em torno de 450 mL de sangue, o que corresponde menos de 10% do total de volume sanguíneo. Essas células sanguíneas doadas são repostas pelo organismo ao longo do tempo e não fará falta no desempenho das funções metabólicas da pessoa que doou.

Então, você mulher que está no período menstrual e quer prestar esse gesto nobre de doar sangue, não precisa ter medo… Especialistas afirmam que caso você não tenha nenhum problema com a menstruação, você poderá fazer a doação tranquilamente que nada irá acontecer com sua saúde. 

Leia Também: Qual a diferença entre sexo e gênero?

Leia Também: Para que serve a pilula de uso continuo? 

Menstruação

Aproveitando o assunto, eu acabei encontrando uma pesquisa na qual informa que a maioria das mulheres acabam não fazendo a doação por serem desinformadas à respeito do assunto. Então caso você conheça alguém que sempre tenha tido essa dúvida, peço por favor que compartilhe este post com ela. Estamos numa época de pandemia e os bancos de sangue estão recebendo cada vez menos doações.

Mas e aí, o que você achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀

Doe sangue e salve uma vida.