Essa época de quarentena está afetando todos os nossos planos para esse ano de 2020. Acredito que todo mundo aqui sente falta pelo menos de uma coisa que não pode ser feita atualmente, não é mesmo? Acho que a principal delas é sem dúvidas alguma ir à um cinema, afinal as redes de cinema foram fechadas por tempo indeterminado lá no começo de março, quando essa pandemia deu as caras aqui pelo Brasil. Depois disso, a nossa vida se resumiu basicamente em serviços de streaming, que continuaram postando seus conteúdos normalmente, porém a saudade daquele cineminha no final de semana ainda continua. Discutindo isso com um amigo, acabamos relembrando da época do Cinema Drive-In e é sobre isso que iremos falar hoje.

Muitas pessoas talvez não saibam o que é um cinema drive-in e claro que isso é totalmente normal, afinal esse tipo de evento é muito antigo e deixou de funcionar a muito tempo. Tendo isso em vista, hoje decidi trazer um post explicando o que é um cinema drive-in e como ele está voltando aos poucos nesse período de quarentena.

cinema drive-in

Conhecendo o Cinema Drive-In

O Cinema Drive-In é basicamente um cinema ao ar livre onde o público via com seus carros assistir ao longa desejado. Esse era um dos eventos mais cobiçados na década de 1950, principalmente nos Estados Unidos, onde era comum namorados irem assistir um filme ao anoitecer dentro de seus carros.

Mas como funcionava? Bom, você comprava o ingresso normalmente, assim como nos cinemas normais e especificava quantas pessoas iriam estar dentro do veiculo. Ao chegar no local da exibição, você teria um grande telão (onde seria exibido o filme) e os locais para se estacionar logo a frente. O que muitos têm dúvida a respeito do drive-in é a questão do áudio, mas é algo bem simples de se explicar também. Na década de 1950  a  trilha sonora normalmente era transmitida através de uma frequência de rádio FM ou o estabelecimento disponibiliza caixas de som.

cinema drive in

Ainda existem cinemas drive-in? Com o passar do tempo, os cinemas drive-in foram sendo cada vez menos procurados, levando a serem extintos e tidos como algo clássico na nossa cultura. Porém, sempre existem alguns que permanecem mantendo a tradição. Aqui no Brasil por exemplo temos um cinema drive-in funcionando em Brasília à anos e posso dizer que é um grande sucesso na região.

Com a chegada do Covid-19 e o fechamento dos cinemas tradicionais, os drive-ins foram resgatados e cada vez mais cidades adotam esse tipo de evento como forma de reaquecer o setor. Cidades como Curitiba e Londrina já adotaram o Drive-in e estão fazendo o maior sucesso. Claro que os filmes exibidos não são novos e sim longas já lançados, porém já vale para matar aquela saudade, tirando o fato de ser uma experiência totalmente diferenciada.

cinema drive in

Leia Também: Como funcionam as cabines de imprensa?

Mas e aí, o que achou do post? Sua cidade possui cinemas drive-in? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀