Que fã de cinema não gostaria de ver um filme no cinema antes que todo mundo? Pois é, isso realmente pode acontecer. Não é de hoje que as cabines de imprensa existem, porém atualmente como quase todo mundo pode produzir um conteúdo na internet, elas acabaram ficando mais famosas. Para quem não sabe, cabine de imprensa é uma seção de cinema especial destinada a jornalistas e críticos de cinema que por meio desta assistem um filme que irá lançar em breve alguns dias antes, para que assim o profissional tenha tempo de montar seu material antes do grande lançamento. É por isso que inclusive muitos sites de cinema pelo Brasil lançam a crítica de um filme na hora que ele lança. Mas como isso funciona? É o que iremos descobrir hoje!

Bom, há uns meses me interessei por essas cabines de imprensa, afinal sou blogueiro e youtuber, então comecei a procurar pessoas que trabalhassem ou iam nessas seções especiais. Vi muitos vídeos sobre, conversei com muita gente e finalmente consegui encontrar um contato de uma empresa que cuida dessas cabines de imprensa no Brasil inteiro. Quando entrei em contato, acabei ficando bem triste pelo simples fato de minha cidade não possuir tais seções. Uma coisa bem importante a se dizer é que essas cabines costumam acontecer apenas em capitais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte etc…

como funciona uma cabine de imprensa

Mas chega de contar a minha história, bora descobrir como isso funciona. Bom, você receberá um convite por e-mail onde irão te dizer o local da exibição e o horário da cabine. Geralmente, os horários são definidos pela manhã, já que nessa hora os cinemas não possuem um público tão alto, então dá para receber os jornalistas/blogueiros tranquilamente. Chegando ao local, você deve mostrar o convite e assinar uma lista com o seu nome e também dizer o nome do veiculo de mídia que você fará a crítica. Por exemplo: Se eu for chamado para assistir uma cabine de imprensa pelo TriCurioso, deverei assinar o meu nome e logo ao lado colocar o nome do blog, afinal eu fui convidado por meio dele e também farei um post do filme neste blog.

Muitas pessoas também se perguntam se podem levar acompanhante… Bom, pelo que eu sei, na maioria das vezes você só ganha um convite, entretanto em algumas ocasiões a empresa também dará um ingresso para levar alguém, que não precisa necessariamente ter ligação com o mundo das críticas/blogs/jornais. A respeito da pipoca é a mesma coisa, na maioria das vezes você não recebe, porém algumas empresas gostam de dar esse tipo de agrado ao telespectador que irá falar de seu filme na internet. Vale lembrar que é comum as pessoas levarem um caderninho para que assim possam fazer anotações durante a exibição.

como funciona uma cabine de imprensa 1

Acabou o filme, você volta para casa e começa a escrever sobre ele e só libera este conteúdo quando o filme for lançado oficialmente, caso contrário, você pode ter alguns probleminhas. Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀

Ah, não esqueça de conhecer nossas outras curiosidades aqui no TriCurioso!