Se você já assistiu a um show aéreo, onde aviadores treinados e altamente habilidosos realizam todo tipo de manobras ousadas no ar com suas aeronaves, você certamente deve ter ficado encantado com as proezas que desafiam a morte. De todas as acrobacias realizadas por aeronaves, uma que costuma atrair muitas atenções é o voo de cabeça para baixo. Mas, você já percebeu que isso não parece ser comum aos helicópteros? Será que um helicóptero pode voar de cabeça para baixo?

Bem, para responder a essa pergunta, precisamos primeiramente deixar claro o que queremos dizer com “voar de cabeça para baixo”. Se levarmos isso no sentido literal, podemos dizer que os helicópteros são incapazes de fazer tal coisa, pois o rotor dessas máquinas funciona num só sentido, criando força de baixo para cima. Desse modo, se o helicóptero inverter, a força do rotor será feita no sentido direto ao chão.

No entanto, como veremos ao longo desse post, até é possível fazer “loopings” em alguns modelos.

Compreendendo o funcionamento dos helicópteros

Rotor do helicópeto

Como você já deve saber, os helicópteros só voam ao gerar “sustentação”. Basicamente, a sustentação é uma força ascendente que evita que essas estruturas gigantes caiam devido ao efeito da gravidade da Terra. A sustentação é geralmente produzida pelas asas de qualquer meio de transporte aéreo, como aviões e helicópteros.

Assim como os aviões, os helicópteros também usam aerofólios para gerar sustentação. Porém, diferentemente dos aviões, seus aerofólios não estão em asas fixas, mas são construídos em suas pás de rotor metálicas que giram em velocidades muito altas (aproximadamente 500 rotações por minuto).

Em suma, o que esses rotores fazem é “empurrar o ar para baixo”, criando uma enorme corrente de ar que impulsiona a fuselagem para cima e mantém o helicóptero no ar. Sendo assim, com os avanços na mecânica e na tecnologia de navegação dos helicópteros, eles se tornaram um meio sofisticado e seguro de transporte rápido.

Os helicópteros e os voos de cabeça para baixo

helicopteros podem voar de cabeca para baixo 2

Como os helicópteros confiam em seus rotores para gerar sustentação e permanecer no ar, e esses rotores se envolvem apenas no ato de girar, é bastante lógico supor que um helicóptero pode voar mesmo quando invertido, certo? Bem, não exatamente, pois existem muitos percalços envolvidos nisso.

Na prática, a maioria dos helicópteros comerciais não consegue manter um voo sustentado de cabeça para baixo. O motivo é bem simples: eles não foram projetados para fazer isso. Para fazer um helicóptero voar de cabeça para baixo por mais de alguns segundos, a junta que liga as pás do rotor à fuselagem deveria ser reprojetada e reforçada para que pudesse suportar a carga de um helicóptero “de barriga para cima”.

Além disso, as próprias lâminas precisariam ser mais rígidas para não flexionar, o que comprometeria a segurança do helicóptero e de todos os envolvidos no voo. Além disso, o motor do helicóptero exigiria uma revisão geral para que o combustível e os lubrificantes pudessem ser canalizados adequadamente durante o voo invertido. Da mesma forma, os controles de voo também precisariam de um ajuste para que as lâminas pudessem se inclinar para baixo.

Uma palavra final

Ainda assim, existem helicópteros especiais projetados para voar de cabeça para baixo por alguns segundos. No vídeo acima, você pode ver um exemplo disso com o piloto Aaron Fitzgerald, que conseguiu fazer manobras realmente incríveis a bordo de um helicóptero devidamente caracterizado para uma ação promocional da marca de bebidas energéticas Red Bull.

Dito isto, podemos levar em consideração que alguns helicópteros de hoje até podem voar de cabeça para baixo por alguns segundos, desde que haja adaptações na aeronave e um piloto especialista capaz de lidar com os controles. No geral, ao voar de barriga para cima, é necessário gerar sustentação na parte inferior do helicóptero (que estaria no topo na posição invertida).

Desse modo, acho que nem preciso dizer que é uma má ideia tentar algo do tipo dentro de um helicóptero comum se o piloto não tiver as habilidades para tal.

Leia também: Qual é o maior helicóptero do mundo?
Leia também: Mina Mir, o buraco gigante que já sugou helicópteros

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!