O marshmallow é um confeito que sempre fez sucesso entre o público infantil, especialmente na América do Norte. Essa guloseima apresenta uma consistência bem macia e fofa, além de contar com a quantidade certa de doce ao ponto de promover uma sensação estranhamente reconfortante. Mas, afinal de contas, do que são produzidos os marshmallows? O que realmente estamos comendo?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar os principais ingredientes usados na fabricação do marshmallow e como é feita a sua produção.

Os ingredientes mais comuns do marshmallow

Pote com marshmallow

Segundo a American Chemical Society, organização norte-americana que apoia a investigação científica na área da química, os ingredientes usados na maioria dos marshmallows não diferem muito do que você esperaria encontrar em qualquer outra guloseima.

Basicamente, você pode encontrar açúcar, xarope de milho, amido de milho modificado e gelatina. Curiosamente, o ar também é tão importante para a sua fabricação que vamos chamá-lo igualmente de “ingrediente”. De certo modo, você não pode obter uma textura almofadada sem ele.

Bem simples, certo? Porém, vale destacar que alguns tipos de marshmallows também podem ter corantes e sabores específicos adicionados. Ainda assim, na maioria das vezes, é isso o que você ingere quando come um reconfortante marshmallow.

É interessante mencionar que a gelatina é incrivelmente importante para o processo, pois ela é o que dá aos marshmallows sua textura macia e elástica. Os cientistas de alimentos dizem que, quando todos os ingredientes são misturados, a gelatina age para ligar o líquido à mistura. Em suma, isso cria a espuma fofa que se torna o marshmallow macio. Além disso, ela atua para prolongar a vida útil do produto. De fato, os marshmallows podem ficar guardados no armário por até 24 meses!

Mas, do que é feita a gelatina? Bem, aqui é onde as coisas ficam um pouco “nojentas”. Como já explicamos aqui no TriCurioso, a gelatina é feita com o colágeno, que é o tecido conjuntivo encontrado em ossos, ligamentos e pele de vários animais. Geralmente, o colágeno é obtido de animais como porcos e bois.

Como é feito o marshmallow

Marshmallows

Então, vamos ao que interessa. De acordo com o How Products Are Made, existem dois tipos de produtos que entram na produção dos marshmallows além dos citados anteriormente: agentes emulsificantes e adoçantes. Em resumo, os adoçantes são os produtos que dão aos marshmallows seus sabores característicos, como açúcar e xarope de milho.

Por outro lado, os emulsificantes são os elementos que entram em ação para conferir a textura desejada. De fato, durante a fabricação de um marshmallow, ele deve ser capaz de manter sua forma enquanto ainda incorpora muito ar, e é assim que os emulsificantes funcionam.

No geral, todo o processo de fabricação de marshmallow tende a começar com a mistura do açúcar, xarope de milho e água. Após a mistura, todos esses ingredientes devem ser fervidos. Então, a gelatina é adicionada nesse ponto e, depois que a mistura é homogeneizada, ela passa a ser batida por vários minutos.

De fato, todo esse processo de batida da mistura é incrivelmente importante. Nesse ponto, a mistura tende a ficar espumosa e com tamanho duplo ou triplo, graças ao ar que entra nela. É também neste momento que o sabor desejado é adicionado. A boa notícia é que, depois de tanto golpes, a parte mais difícil da mistura já pode ser dada como concluída.

Originalmente, os marshmallows eram feitos de maneiras muito diferentes

Planta Marsh Mallow

Curiosamente, as pessoas desfrutam dos marshmallows há muito tempo; desde o antigo Egito, para ser mais exato. No entanto, esses marshmallows dos tempos antigos eram feitos de maneira bem diferentes, embora acredite-se que eles eram igualmente deliciosos. Segundo o ThoughtCo., o mel era o adoçante original e era a seiva da planta Althaea officinalis, mais conhecida como “marsh mallow” (daí a inspiração para o nome do doce), que era usada como emulsificante para engrossar os doces.

As plantas marsh mallow eram colhidas ao lado de grandes massas de água. Elas foram bastante usadas na culinária ​​até o século 19, quando a seiva passou a ser substituída por outros produtos. Porém, o que mais chama a atenção é que esses marshmallows originais também eram produzidos como medicamentos usados ​​para tratar dores de garganta e tosse. Acredita-se que essa associação era feita por conta das propriedades curativas que eram atribuídas à seiva da planta.

Consequentemente, isso levanta uma pergunta: afinal de contas, os marshmallows originais eram realmente benéficos para a saúde ou não? Bem, de acordo com o Medical News Today, existem estudos que parecem confirmar que a raiz da Althaea officinalis pode realmente ser usada para tratar tosses, boca seca crônica, irritação da pele com sucesso. Além disso, ela também pode acelerar a cicatrização de feridas.

Para finalizar, aproveitando que estamos falando sobre marshmallows, não deixe de conferir o vídeo do Canal Experimentando trazendo uma comparação entre os mashmallows da marca Fini e os da marca Docile:

Leia também: Serviço geológico dos EUA alerta para não assar marshmallows em vulcão nos EUA
Leia também: Saiba como são fabricadas as balas Fini

E você, também gosta de marshmallow? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!