Você com certeza já deve ter assistido à algum jogo de futebol na vida, certo? Ok, então acho que você também reparou que quando os jogadores vão beber água, ao invés de engolir, eles cospem ela na grama, certo? Eu pelo menos sempre fiquei confuso quando isso acontecia, afinal se eles estão com sede, porque eles não engolem a água? 

Com essa dúvida martelando na minha cabeça, decidi fazer uma pesquisa apurada sobre o caso e trazer a resposta aqui para vocês, afinal eu duvido muito que seja só eu que tenha essa dúvida em mente. Espero que gostem! 

por que os jogadores cospem a agua

eXISTE ALGUM MOTIVO PARA OS JOGADORES CUSPIREM A ÁGUA?

Bom, existe sim e acredite se quiser esses motivos fazem muito sentido. Alguns jogadores de futebol, durante uma partida,  podem optar por beber água para apenas se acalmar e, para evitar a sensação desagradável de correr em um estômago inchado, eles expelem o líquido. Porém, vale ressaltar que esse não é o único motivo.

Não se sabe ao certo o que realmente existe nas garrafas dadas aos atletas (sim, pode não ser água), porém muitos acreditam que os jogadores estão usando e abusando da técnica chamada “lavagem de boca”. Por mais difícil que possa parecer, muitos cientistas (após anos de estudo) afirmam que em esportes que demandam de resistência física, o uso de uma solução de carboidratos apenas para enxaguar a boca pode aumentar o desempenho do atleta. Por esse motivo, é mais vantajoso para os jogadores cuspir o liquido do que engoli-lo.

jogadores

Ainda segundo os cientistas, os receptores da boca enviam sinais para os centros de prazer e recompensa do cérebro, sugerindo que há energia vindo por aí e com isso os músculos podem se esforçar um pouco mais sem terem uma lesão. 

Na copa do mundo de 2018, a seleção da Inglaterra se recusou a discutir suas técnicas nutricionistas, porém um membro da equipe revelou que o time usava da “lavagem de carb” diversas vezes e que isso era totalmente normal. Segundo informações, a seleção usava desta técnica para evitar peso no estômago e também evitar câimbras Vale lembrar que esse tipo de técnica é sim aprovada pelos órgãos maiores de futebol.

Leia Também: Por que o Chaves saiu do SBT?

Mas e aí, o que achou do post? Não se esqueça de compartilhar com um amigo e de nos seguir lá no insta: @tricuriosoblog. Obrigado pelo acesso! 😀