Todo mundo precisa trabalhar, isso é fato, principalmente para receber um salário que ajudará a pagar os velhos boletos, quitar débitos, planejar viagens e claro, fazer aquelas comprinhas básicas, além de tantas outras coisas. É comum encontrar pessoas que tenham o sonho em trabalhar em determinada empresa, isso por vários motivos, como em agências bancárias, por exemplo.

Por falar nisso, as agências bancárias são bem cobiçadas como forma de trabalho, principalmente pelo salário que é ótimo e por conta do horário de funcionamento. Essas instituições financeiras recebem muitos clientes ao longo do dia, mas você já parou para se perguntar por qual motivo ele abre às 10:00 e fecha às 16:00? Se você já teve ou tem essa dúvida, responderemos agora mesmo.

Por que os bancos fecham cedo?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não é porque o banco funciona de 10:00 às 16:00 que os funcionários trabalham somente entre esses horários. Na verdade, a rotina bancária vai muito mais além do que os clientes podem ver, principalmente porque o banco é muito mais do que  ponto de atendimento ao cliente.

Alguns trabalhos manuais são necessários e para isso, precisa-se que as agências bancárias abram um pouco mais tarde e fechem um pouco mais cedo. Vamos entender agora algumas das atividades realizadas divididas por horas.

Por que os bancos fecham cedo?

Das 09:00 às 10:00

09:00 é o horário em que os bancários começam oficialmente as suas atividades. Durante 1 hora, os caixas e tesoureiros contam e separam o dinheiro; abastecem os seus caixas e os caixas de atendimento eletrônico. Os caixas checam a correspondência e dão procedimento aos pagamentos e devoluções. Nesse período os gerentes compensam os cheques, além disso tanto os gerentes quanto os caixas auxiliam  os carros-fortes a tirar e colocar dinheiro no cofre.

Das 10:00 às 16:00

No horário em que as agências bancárias abrem, os caixas começam a atender os clientes e registram todas as transações em seus computadores. Nesse mesmo período, os gerentes cuidam das contas e outros assuntos que não podem ser resolvidos nos caixas, como por exemplo: contratos, empréstimos, investimentos, entre tantas outras coisas;

Por que os bancos fecham cedo?

Das 16:00 às 18:00

Após o fechamento das agências, os bancários ainda ficam mais 2 horas trabalhando, é nesse período que os gerentes efetuam aberturas e encerramentos de contas, venda de produtos via telefone, finalização de contrato, investimentos e outros assuntos que estão relacionados aos clientes. Os caixas fazem a contabilidade dos seus postos, pagam DOCs, devolvem cheques, trabalham nos malotes que foram deixados por empresas, efetuam depósitos feitos em caixas eletrônicos e preparam as correspondências para enviar no fim do expediente.

Deu para perceber que a rotina de um bancário não é tão simples quanto acreditávamos que era, não é mesmo? Essa jornada de trabalho é fruto de negociações da classe bancária representada por seus sindicatos ao longo dos anos.

Por que os bancos fecham cedo?

Leia Também: O que acontece com a conta bancária quando o titular morre?
Leia Também: O cartão caixa poupança pode ser usado como débito?

É válido deixar claro que esse horário de funcionamento é só aqui no Brasil, em outros países vai variando de acordo com as leis. Na França por exemplo, existe uma pausa entre as 12:00 e 13:30 para o almoço.

Sabemos que estamos vivendo um momento atípico e agora algumas agências bancárias, principalmente a Caixa Econômica Federal, estão funcionando em horário diferenciado e inclusive abrindo dia de sábado, o que até então não era tão comum. Isso está acontecendo por conta da pandemia, mas provavelmente voltará ao normal muito em breve.

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar!