A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1 de novembro de 1955 e 30 de novembro de 1975. Ela também ficou conhecida como a segunda Guerras da Indochina. Estima-se que ao todo tiveram 1,5 milhão de mortos, incluindo cerca de 58 mil americanos.

Nas últimas semanas da Guerra do Vietnã, a Operação Babylift evacuou mais de 3.300 órfãos sul-vietnamitas e os colocou em famílias adotivas nos EUA, mas o primeiro voo terminou em tragédia. Hoje te contaremos tudo sobre esse plano do governo dos EUA.

operacao babylift conheca o plano do governo dos eua em 1975 tricurioso 2

Operação Babylift

Pouco antes da queda de Saigon no final da Guerra do Vietnã, os embaixadores do sul do Vietnã imploraram às Nações Unidas por ajuda com sua crise de órfãos. A comida era escassa e eles precisavam de alguém para ajudar seus filhos famintos. O presidente dos EUA, Gerald Ford, anunciou que os militares ajudariam na evacuação de órfãos de Saigon. Isso ocorreria em abril de 1975 por uma série de voos usando aeronaves de carga. A ajuda foi chamada de Operação Babylift.

Não houve um processo de seleção muito rigoroso, e tudo foi montado em alguns dias, de acordo com a Biblioteca e Museu Presidencial Gerald R. Ford. Além disso, nem todas as crianças eram órfãs. Alguns pais simplesmente mandavam seus filhos para orfanatos como uma solução temporária para alimentá-los. Outros pais colocam bebês de soldados americanos em aviões porque seu status bi-racial os torna um alvo para o exército norte-vietnamita.

Operação Babylift: Conheça o Plano do Governo dos EUA em 1975

Tragédia

Organizações de serviço social fizeram uma petição ao governo para ajudar a evacuar as crianças de seus orfanatos vietnamitas. Ocidentais otimistas queriam adotar esses bebês. Porém uma tragédia imprevista aconteceu. No dia 4 de abril, uma aeronave Lockheed C-5 Galaxy pegou uma equipe médica liderada pela Enfermeira de Voo Tenente Regina Aune. Após o desembarque em Saigon, eles descobriram que haveria 314 pessoas, incluindo membros da tripulação, deixando Saigon, então eles tiveram que colocar pessoas no porão de carga.

A equipe começou a lotar o avião com órfãos, espremendo dez bebês em assentos que comportavam três pessoas. O compartimento de tropas continha 145 órfãos e sete atendentes. Outros 102 órfãos e 47 outros foram colocados no compartimento de carga. Cuidar de todos esses bebês seria agitado, mas Aune, acompanhada pela capitã Mary Klinker e outros membros da equipe médica, estava otimista quando o comandante da aeronave, capitão Dennis “Bud” Traynor, decolou. O primeiro voo da Operação Babylift estava em andamento.

Apenas 12 minutos após a decolagem, uma explosão explodiu a porta de pressão do avião, a porta de carga central e parte da rampa de carregamento. A descompressão foi rápida, enchendo a fuselagem com poeira e detritos e rasgando pedaços de isolamento das paredes

operacao babylift conheca o plano do governo dos eua em 1975 tricurioso 4

O Capitão Traynor mancou o C-5 cerca de 3km da Base Aérea de Tân Sơn Nhứt, onde derrapou em um arrozal a cerca de 310 mph. Eles pousaram em uma vala de irrigação. O impacto rasgou o avião em quatro pedaços. Ao todo, 138 das 314 pessoas a bordo da primeira Operação Babylift morreram no terrível acidente.

Consequências

O convés de carga bateu mais forte, matando Klinker, seus técnicos médicos e todos, exceto oito órfãos e atendentes no porão. A maioria das crianças no compartimento da tropa sobreviveu, e isso se deve a algumas ações incrivelmente heroicas.

Aune foi jogada em toda a extensão do convés superior, quebrando gravemente o pé e sangrando muito de um ferimento na perna. Ainda assim, ela se arrastou de volta para dentro e para fora do avião pela lama inúmeras vezes, carregando um total de 80 órfãos para resgatar helicópteros. Além disso, Greg Gmerek, um médico militar a bordo, também sobreviveu ao acidente, salvando o maior número possível de pessoas.

Operação Babylift: Conheça o Plano do Governo dos EUA em 1975

Continuação da Operação Babylift

Mesmo após a tragédia, a operação avançou. Os voos saindo de Saigon carregados de crianças e bebês continuaram até que os ataques ao aeroporto de Tan Son Nhut pelo Exército norte-vietnamita e pelos vietcongues impossibilitaram a decolagem em 26 de abril. O editor da Playbody e veterano do Exército dos EUA, Hugh Hefner, até fretou seu avião da empresa, “Big Bunny”, para enviar coelhinhas da Playboy ao Vietnã para recuperar 41 dos órfãos. A imprensa apelidou de “Operação Bunnylift”.

A Operação Babylift resgatou e realocou mais de 3.300 bebês e crianças vietnamitas, de acordo com o Relatório da Operação Babylift de 1975 da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional . Quase 2.500 foram adotados por famílias nos Estados Unidos e seus aliados. Mais tarde, os militares deram 37 condecorações e prêmios aos sobreviventes do acidente ou seus familiares. Eles deram ao capitão Traynor e seu co-piloto a Cruz da Força Aérea. Além disso, Klinker recebeu postumamente a Medalha do Aviador depois de se tornar a última militar dos EUA a morrer no conflito do Vietnã.

operacao babylift conheca o plano do governo dos eua em 1975 tricurioso 6

Finalmente, Regina Aune tornou-se a única mulher na história a receber o Prêmio Cheney da Força Aérea dos EUA, segundo o Departamento de Defesa . O prêmio reconhece um aviador por um ato de bravura, extrema coragem ou auto sacrifício em um interesse humanitário realizado em conexão com aeronaves.

Leia Também: O que foi a Guerra Fria?

Você já tinha ouvido falar na Operação Babylift? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!