Muito provavelmente você já conhece a doença de Alzheimer, afinal de contas, é bastante comum conhecemos pessoas que possuem ela. Talvez você tenha alguma história para contar que esteja relacionada com a doença. Principalmente se  vivenciou a experiência com alguém da família ou soube do caso através de um conhecido.

Bom, já falamos mais cedo sobre a campanha setembro amarelo, mas agora chegou a hora de conhecermos o setembro roxo. Embora seja pouco conhecida, essa é una campanha de conscientização para a doença de Alzheimer. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre essa campanha, pode ficar tranquilo, pois te explicaremos tudo agora mesmo!

setembro roxo conheca a campanha de conscientizacao para a doenca de alzheimer tricurioso 2

O que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica, ela se manifesta levemente e vai evoluindo conforme o tempo vai passando. Essa evolução acontece de forma única em cada pessoa, embora existam sintomas em comum, como por exemplo a perda de memória recente.

Confusão mental, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem e perda de memória a longo prazo são outros sintomas que vão aparecendo conforme a doença vai avançando. Até o momento não existe cura para a doença de Alzheimer, mas existem diversos tratamentos que proporcionam alívio relativo dos sintomas, embora eles sejam de natureza paliativa.

Muito em breve voltaremos a falar com mais detalhes sobre o Alzheimer, mas agora vamos focar no setembro roxo.

Setembro Roxo: Conheça A Campanha De Conscientização Para Doença De Alzheimer

Setembro Roxo

21 de setembro é marcado como sendo dia mundial do Alzheimer, a data marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado à pessoas com Alzheimer. Além, claro, do apoio e suporte aos familiares e cuidadores dessas pessoas.

O setembro roxo marca o mês de conscientização para a doença de Alzheimer e a campanha começou em 2017, quando a OMS aprovou em Genebra o Plano de Ação Global para as Demências 2017 – 2025. Esse plano foi adotado por 194 países e ele ressalta a necessidade urgente de respostas por parte da saúde pública em relação ao cuidado apoio às pessoas com demência.

setembro roxo conheca a campanha de conscientizacao para a doenca de alzheimer tricurioso 4

Qual a Importância da campanha?

Você deve estar se perguntando “Mas qual a importância de um mês dedicado à uma doença incurável?” É muito comum que as pessoas pensem exatamente isso, mas há grandes razões para esta campanha existir, dentre elas estão:

  • Conscientização do Alzheimer no campo psicossocial, já que ainda há muito o que ser compartilhado. As pessoas precisam estar preparadas para quando forem lidar com alguém que tenha Alzheimer, seja na sua família ou não;

  • Os tabus precisam ser quebrados. Uma vez que muitas famílias, por medo, constrangimento e despreparo, acabam isolando o idoso do convívio social pela dificuldade em enfrentar o tabu e o preconceito;

  • A prevenção é mais um dos pontos. Alguns países do continente europeu observaram que prevenção do Alzheimer passa por uma vida saudável, sem vícios e exageros e balanceada.
setembro roxo conheca a campanha de conscientizacao para a doenca de alzheimer tricurioso 5

Leia Também: Quais São Os Primeiros Sintomas Do Alzheimer?
Leia Também: Alzheimer Pode Ser Causado Pelo Vírus Da Herpes, Diz Cientista

Apesar de ser uma doença ainda incurável, o Alzheimer merece toda a nossa atenção. Ao todo 1,2 milhão de brasileiros convive com esse mal e, em 2050, a estimativa é que esse número chegue a 4 ou 5 milhões. Daí já dá para ver que iremos conviver bastante com ela.

Você conhecia o setembro roxo? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post com os seus amigos!