Ela é venerada no mundo inteiro, com 96 anos, a Rainha Elizabeth II é a monarca mais  popular da atualidade e atrai a curiosidade de todos. Sabemos que todo reinado um dia chega ao fim, seja por renúncia ou até mesmo por morte. Em 1960 foi criado o London Bridge is Down, o plano que detalha como a morte de Rainha Elizabeth II será anunciada em uma série de protocolos.

Embora seja bem famoso, nem todos conhecem o plano britânico e por isso iremos te apresentar ele completo agora mesmo.

london bridge is down conheca o plano real para a morte da rainha elizabeth ii tricurioso 2

Comunicado Sobre a Saúde da Rainha Elizabeth II

Antes de começar, na manhã desta quinta-feira (08/09/22), O Palácio de Buckingham confirmou que a saúde da rainha Elizabeth II se deteriorou nos últimos dias, exigindo que ela seja colocada sob supervisão médica depois que os médicos ficaram “preocupados” com sua saúde.

A monarca de 96 anos não foi hospitalizada e permanecerá em sua propriedade em Balmoral Castle, onde passou o verão. Seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, chegou no local pouco depois, enquanto seu filho mais velho, o príncipe William, também estava viajando para Balmoral.

Após 70 anos no trono, o Reino Unido poderá em breve experimentar uma mudança de monarca pela primeira vez em várias gerações. O filho mais velho, o príncipe Charles, é o próximo na linha de sucessão ao trono e tecnicamente se tornaria o monarca no segundo em que a rainha falecer.

London Bridge is Down: Conheça o Plano Real Para a Morte da Rainha Elizabeth II
Comunicado no Site Oficial da Família Real

London Bridge is Down

O planejamento para a morte de Elizabeth II está em vigor há décadas, com governos e emissoras envolvidos em divulgar a mensagem de forma rápida e respeitosa. Um relatório detalhado do Guardian descreve esse processo, juntamente com seu codinome: London Bridge está inoperante.

O Plano

O médico sênior da rainha, Sir Huw Thomas, supervisionará as horas finais, durante as quais ela provavelmente será visitada por familiares e amigos próximos . Ele controlará o acesso à sala e decidirá quais informações são tornadas públicas e quais detalhes devem permanecer privados.

O título de monarca é aquele que é transmitido ao herdeiro mais velho e a transição tecnicamente ocorre no segundo em que o monarca anterior morre. Quando isso acontecer, Charles se tornará rei e seus irmãos beijarão sua mão para jurar lealdade a ele.

Além da família imediata, as notícias do falecimento da rainha começarão com seu secretário particular, Sir Christopher Geidt. O ex-diplomata recebeu um segundo título de cavaleiro em 2014, em parte por seu papel no planejamento da sucessão de Elizabeth II, e será seu dever informar a primeira-ministra, Liz Truss.

Em 1952, quando o pai de Elizabeth, George VI, faleceu, a notícia de sua morte foi transmitida usando o código “Hyde Park Corner”, para manter a discrição. Para Elizabeth II, a frase “London Bridge is down” será usada para alertar o primeiro-ministro e os chefes de outros 15 governos onde a rainha é chefe de Estado que ela morreu. Todas as bandeiras serão baixadas a meio mastro e os sinos de luto começarão a tocar imediatamente.

london bridge is down conheca o plano real para a morte da rainha elizabeth ii tricurioso 4

A partir daí, a mensagem será enviada para as outras 36 nações da Commonwealth, onde ela continua a servir como uma figura simbólica. A partir deste ponto, a mensagem será compartilhada por emissoras e agências de notícias de todo o mundo e os detalhes dos arranjos funerários serão divulgados.

Charles, o príncipe de Gales, se tornará oficialmente o rei. Ele fará seu primeiro discurso como chefe de Estado na noite da morte da rainha.

Outra Operação

No entanto, tão cheio de tradição e cerimônia é o Reino Unido que existem outros planos para diferentes situações nos últimos dias da Rainha. Outro protocolo, conhecido como Operação Unicórnio,  descreve o que aconteceria se ela morresse na Escócia. No caso da Rainha falecer na Escócia, no dia seguinte à sua morte, as bandeiras serão levantadas novamente e às 11 horas, Charles se tornará oficialmente rei.

Ele pode ou não optar por ficar com o nome e escolher um nome de reinado. Sua esposa Camilla assumirá o título de rainha, conforme os desejos de Elizabeth II. O novo rei visitará o Reino Unido, para Edimburgo, Belfast e Cardiff, para participar de serviços em homenagem à sua mãe.

Enquanto isso, o Westminster Hall estará fechado para limpeza e preparativos para o funeral. Quatro dias após sua morte, haverá uma procissão do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall, onde ela permanecerá no estado pelos próximos quatro dias. Pessoas importantes poderão visitá-la primeiro, seguidas por seus súditos regulares. As autoridades esperam que entre meio milhão e um milhão de pessoas visitem a rainha.

london bridge is down conheca o plano real para a morte da rainha elizabeth ii tricurioso 5

No nono dia, o funeral é realizado. Às 9h, os sinos cobertos de almofadas de couro soarão. O caixão será levado para a Abadia de Westminster. O enterro começará às 11h. Após o funeral, a rainha será levada ao Castelo de Windsor, onde será enterrada ao lado de seu marido, o príncipe Philip, e seu pai, o rei George VI.

Leia Também: Qual a linha de sucessão do trono britânico?
Leia Também: Por que o marido da rainha Elizabeth não é chamado de rei?

O Reinado de Elizabeth II

A rainha Elizabeth II assumiu o trono após a morte de seu pai em fevereiro de 1952. Aos 96 anos, ela deteve a coroa por 70 anos, tornando-se a monarca reinante mais longa da história do mundo. Ela viveu mais de uma dúzia de primeiros-ministros britânicos, 14 presidentes norte-americanos e 20 Jogos Olímpicos de Verão.

 

Você já conhecia o Protocolo? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!