Nada melhor que um bom feriado para descansar, não é mesmo? Se ele cair em uma segunda ou sexta, melhor ainda, porque temos um descanso prolongado. Já passamos inclusive por alguns feriados  ao longo desses 5 meses de 2022 e boa parte deles foram prolongados.

Não é novidade para ninguém que o nosso mundo é repleto de coisas bastante bizarras e com os feriados não seria nem um pouco diferente, principalmente com tanta cultura e crença espalhadas por aqui. Prepare-se, pois hoje iremos conhecer alguns dos feriados mais bizarros que podem ser encontrados pelo mundo. 

Feriados mais bizarros do mundo

Dia dos Gansos

Anualmente, no dia 5 de Setembro é celebrado o Festival  de San Antolín pela Igreja Católica da Espanha, durante o festival ocorre o tradicional Antzar Eguna, também conhecido como Dia dos Gansos.  A tradição é na verdade uma competição que consiste em suspender um ganso revestido de graxa acima do porto da cidade de Leikeito, geralmente quem participa da competição são os Bascos, um grupo de indígenas da região.

Com o ganso pendurado, os homens entram em barcos e quando passam por baixo do animal, eles tem que pular e se agarrar no pescoço, com o intuito de remover a cabeça. Defensores do direito dos animais conseguiram fazer uma alteração na competição, ao invés de usar gansos vivos, agora usam-se os que já estão mortos.

Haxey Hood Games

Reza a lenda que Lady Mowbray, esposa de um grande dono de terras agrícolas, estava andando a cavalo, quando sua capa de seda acabou sendo levada pelo vento. Cerca de 13 fazendeiros teriam ido em busca da capa perdida, o que encontrou, com vergonha, pediu para que um amigo seu fosse devolver, como forma de agradecimento, Lady Mowbray doou 5 hectares de terra para os fazendeiros.

O ocorrido acabou virando Tradição na Inglaterra, mais precisamente no condado de Lincolnshire a ponto de ser comemorado no dia 6 de janeiro o  Jogo da Capa de Haxey, onde grupos com 13 pessoas se reúnem e tem que encontrar um taco, que representa a capa da Lady Mowbray.

feriados mais bizarros tricurioso2

Guerra de Tomates


Talvez a Espanha seja o lar dos feriados mais bizarros do mundo. Desde 1944 é celebrada a La Tomatina, a mundialmente conhecida Guerra de Tomates. A festa acontece na cidade de Buñol, em Valência toda última quarta-feira do mês de agosto.

A festa consiste em uma reunião da população nas ruas arremessando tomates uns nos outros, as ruas da cidade ficam completamente vermelhas. Em 2002, a Guerra de Tomates foi reconhecida pela Secretaria de Turismo da Espanha como a “Festa de Interesse Turístico Internacional”.

 

Buffet de Macacos

Na Tailândia ocorre anualmente o festival “Buffet de Macacos”, a tradição acontece desde 1989. Durante o feriado, a população organiza um grande buffet com cerca de 2.000 kg de frutas e vegetais e oferecem para os primatas que  fica ao redor da aldeia de Lopburi. A celebração acontece como uma forma de gratidão aos macacos por atraírem turistas.

O banquete é servido em frente a um antigo templo sagrado da região e os primatas fazem a festa quando veem tanta comida por perto, não é pra menos, já que eles amam frutas e vegetais. Se você já achou bizarro oferecerem um banquete aos macacos, agora você ficará mais ainda sabendo que também é servido refrigerante a eles, sim, os macaquinhos também se refrescam com os refrigerantes, apesar de não ser tão recomendado.

Feriados mais bizarros do mundo

Festa de São Constantino e Santa Helena

Durante a idade média, a Igreja de São Constantino que ficava no norte da Grécia acabou pegando fogo acidentalmente, as chamas engoliram a Igreja por completo, não deixando completamente nada intacto, moradores da região alegaram terem ouvido as imagens de São Constantino e da sua mãe, Santa Helena chorando dentro da Igreja enquanto ainda pegava fogo, alguns deles então acabaram enfrentando as chamas para salvar a imagem dos santos.

Após o ocorrido, começou a ser celebrado a Festa de São Constantino e Santa Helena que começa no dia 21 de maio e dura 8 dias. As pessoas que participam da festa caminham e dançam  em brasas, elas afirmam que não sentem seus pés queimando e se orgulham de participar da tradição que acabou se tornando um feriado local.

Leia Também: Como surgiu o feriado de Corpus Christi?

Bem bizarros esses feriados, não é? Comenta aqui o que achou e não esquece de compartilhar!