No dia 29 de março de 2008 aconteceu um dos casos que mais chocou o Brasil. A partir daquele dia começamos a acompanhar uma série de reportagens e investigações em volta da morte da pequena Isabella Nardoni. A menina tinha apenas 5 anos e havia  sido jogada de uma altura de seis andares de um edifício localizado na Zona Norte de São Paulo.

Já se passaram 15 anos que o crime aconteceu, mas ainda assim ele segue sendo um dos mais chocantes por aqui. Hoje iremos relembrar tudo o que aconteceu no dia 29 de março de 2008 e também como estão os envolvidos no crime.

isabella nardoni relembre o caso que chocou o brasil tricurioso 2

Quem Era Isabella Nardoni?

Nascida no dia 18 de abril de 2002, Isabella de Oliveira Nardoni era filha de Ana Carolina Cunha de Oliveira e de Alexandre Alves Nardoni. Na época que a Ana Carolina descobriu a gravidez, seu então marido, Alexandre Nardoni não aceitou bem, uma vez que ele estava tentando ingressar na faculdade de direito.

O casal acabou se separando quando a Isabella tinha apenas 11 meses, por conta disso, a Ana Carolina e o Alexandre Nardoni fizeram um acordo judicial. Foi definido que o Alexandre deveria pagar uma pensão alimentícia mensal de R$ 250 e tinha o direito a duas visitas por mês.

Isabella Nardoni: Relembre o Caso Que Chocou o Brasil

O Caso

Na noite do dia 29 de março de 2008, Isabella Nardoni foi encontrada morta após ter sido jogada do sexto andar no jardim do Edifício London, prédio residencial na rua Santa Leocádia, 138, Zona Norte de São Paulo. O apartamento em que a Isabella foi jogada pertencia ao pai da menina. Alexandre estava casado com a Anna Carolina Jatobá e tinha dois filhos com ela, um de onze meses e outro de três anos.

O socorro chegou a ser chamado, a Isabella foi levada para um pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos. As investigações em volta do caso começaram logo e de primeira o Alexandre alevantou a possibilidade de que o seu apartamento foi assaltado e a menina havia sido jogada por um dos bandidos. Ainda segundo o Alexandre, eles haviam acabado de chegar de carro no edifício e ele subiu com a Isabella para colocar ela na cama enquanto a Anna Carolina e os outros 2 filhos estavam no carro.

Após deixar a Isabella no quarto, Alexandre afirma que desceu para ajudar sua esposa a subir com os filhos. Aos voltar para o apartamento, o pai da Isabella afirmou que viu a tela cortada e a filha caída no gramado em frente ao prédio.

isabella nardoni relembre o caso que chocou o brasil tricurioso 4

Investigações

Os dias 30 e 31 de março foram bem intensos, uma vez que o crime tinha acabado de acontecer e a polícia estava trabalhando a todo vapor para resolver o caso o mais rápido possível. A polícia descartou de primeira a possibilidade de acidente envolvendo a morte da menina. De acordo com um delegado, manchas de sangue foram encontradas no quarto da Isabella, além de um corte proposital na tela de proteção da janela.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram ouvidos pela polícia ao longo de 24 horas, entre os dias 30 e 31 de março. Uma vizinha do casal prestou depoimento e afirmou que na noite do dia 29 ouviu alguns gritos de uma menina pedindo socorro, mas ela não chegou a sair do apartamento para verificar o que estava acontecendo.

isabella nardoni relembre o caso que chocou o brasil tricurioso 5

Indícios

A polícia estava trabalhando incansavelmente nesse caso e aos poucos começaram a surgir contradições nos depoimentos. Em seu depoimento, Alexandre Nardoni afirmou que a porta do apartamento estava arrombada e que ele teria visto uma pessoa fugindo após a queda da Isabella. Mas de acordo com a perícia, não havia nenhum sinal de arrombamento no apartamento. Além disso, as câmeras do edifício também não mostraram ninguém passando nesse horário além do próprio Alexandre.

Além disso, a perícia encontrou  gotas de sangue na entrada do apartamento, no chão do quarto dos irmãos de Isabella e na tela da janela de onde a criança teria sido jogada. Um laudo feito  pelo médico Laércio de Oliveira Cesar junto com outros colegas de profissão apontou que a Isabella foi asfixiada por esganadura ou sufocamento. Além disso, ela também teve um osso da mão esquerda quebrado, provavelmente por meio de uma torção, e havia sinais de que essa fratura ocorreu quando a garota estava viva. Além disso, foi encontrada pequena hemorragia no cérebro e também havia um machucado no antebraço direito, como se ele tivesse enganchado na tela de proteção da janela ou como se ela tivesse tentado se agarrar.

Isabella Nardoni: Relembre o Caso Que Chocou o Brasil

Suspeitos

No dia 2 de abril a Anna Carolina Jatobá prestou mais um depoimento para a polícia. Logo em seguida o Tribunal do Júri de São Paulo aceitou o pedido de prisão provisória dela e do Alexandre Nardoni. Foram encontradas várias divergências no depoimento do casal. O juiz da 2ª Vara do Tribunal de Justiça também decretou sigilo do caso. A perícia acabou encontrando manchas de sangue no carro do casal, indicando assim que a Isabella já estava machucada antes mesmo de chegar ao apartamento. 

Julgamento

No dia 18 de abril, dia em que a Isabella completaria 6 anos, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio. Em 22 de março de 2010 o casal foi levado a júri popular, que era formado por quatro mulheres e três homens. Após cinco dias de julgamento, o juiz Maurício Fossen fez o pronunciamento, o júri considerou o casal culpado por homicídio triplamente qualificado. Além disso, eles também foram acusados de fraude processual.  Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias, pelo agravante de ser pai de Isabella e Anna Carolina Jatobá, a 26 anos e 8 meses, em regime fechado.

isabella nardoni relembre o caso que chocou o brasil tricurioso 7

Como Estão os Acusados Atualmente?

Alexandre Nardoni está detido no presídio de Tremembé, em São Paulo. Dentro da presídio o Alexandre já ajudou na limpeza, lavanderia e também foi ajudante geral. Ele tem direito a 5 saídas por ano, cada uma com duração de até uma semana.

Já Anna Carolina Jatobá foi para o regime semiaberto em 2017 e trabalhou de 2018  até 2020 como costureira dentro do presídio. Em 2021 a madrasta da Isabella Nardoni comentou uma grave infração e acabou voltando para o regime fechado. No ano passado, Anna Carolina Jatobá foi pega em uma vídeo chamada com o pai e os dois filhos, o que é proibido. Na última terça-feira (20/06) Anna Carolina Jatobá foi solta após a justiça conceder a progressão para o regime aberto. Assim, a madrasta da Isabella Nardoni cumprirá o restante da pena em liberdade.

isabella nardoni relembre o caso que chocou o brasil tricurioso 8

Como Está a Mãe da Isabella?

Ana Carolina de Oliveira, mãe da Isabella Nardoni, atualmente é casada com Vinicius Francomano. O casal tem dois filhos, o Miguel que nasceu em 2016 e a Maria Fernanda que nasceu em 2020.

O caso Isabella Nardoni segue sendo um dos mais chocantes e revoltantes da história do Brasil. Ainda hoje é comum vermos diversas reportagens sobre o caso o que acaba comovendo ainda mais.

Leia Também: Cindy James: Conheça o Misterioso Caso
Leia Também: Os crimes que chocaram o Brasil

Você lembrava bem desse caso? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!