1. Ultrassonografia Médica: A ultrassonografia médica utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens detalhadas dos órgãos internos do corpo humano. Essa tecnologia é amplamente utilizada para diagnóstico médico, permitindo visualizar estruturas anatômicas e identificar possíveis problemas de saúde.

2. Sonares Subaquáticos: Os sonares subaquáticos são utilizados em aplicações militares, científicas e comerciais para mapear o fundo do mar, localizar objetos submersos, como destroços de navios ou peças de arqueologia submarina, e detectar a presença de organismos marinhos. Essa tecnologia emprega ondas sonoras para transmitir e receber sinais, permitindo a detecção de objetos e estruturas subaquáticas.

3. Ecodoppler Vascular: O ecodoppler vascular é uma técnica de diagnóstico médico que utiliza ondas sonoras para avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos. Ele é frequentemente usado para detectar obstruções ou estreitamentos nos vasos sanguíneos, ajudando no diagnóstico de doenças vasculares, como aterosclerose e trombose.

4. Sonar de Navegação: Os sistemas de sonar de navegação são usados em embarcações para detectar a presença de objetos submersos, evitar colisões e auxiliar na navegação em águas rasas ou com pouca visibilidade. Esses sistemas emitem pulsos sonoros que são refletidos por objetos no ambiente aquático, permitindo que os operadores determinem a localização e a profundidade desses objetos.

5. Levitação Acústica: A levitação acústica é uma tecnologia que utiliza ondas sonoras para manipular objetos no ar, suspendendo-os sem a necessidade de contato físico. Essa técnica é aplicada em diversas áreas, incluindo manipulação de materiais em ambientes de microgravidade, fabricação de circuitos eletrônicos e manipulação de amostras biológicas em laboratórios.