A goiaba, cientificamente conhecida como Psidium guajava, é uma fruta que possui uma riqueza de nutrientes, tornando-a uma das frutas de clima tropical mais benéficas para a saúde. No entanto, muitas pessoas não percebem que as folhas da goiabeira também carregam nutrientes e antioxidantes e portanto, podem ser utilizadas na preparação de um chá.

Para prepará-lo, basta colocar 1 xícara de água no fogo até começar a ferver. Na sequência, desligue o fogo e adicione 1/2 xícara de folhas de goiabeira e deixe a mistura descansar por cerca de 15 minutos antes de bebê-la. Agora que você já conhece um pouco mais sobre o chá de folhas de goiaba, que tal descobrir os seus principais benefícios?

Trata a diarreia

O chá de folha de goiaba pode inibir o crescimento da bactéria Staphylococcus aureus, uma causadora comum da diarreia. O consumo do chá pode fazer com que você sinta menos dores na região abdominal, produza menos fezes aquosas e tenha uma recuperação mais rápida.

Previne a diabetes

Os compostos presentes no chá de folha de goiaba ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue após as refeições, inibindo a absorção de dois tipos de açúcares: a sacarose e a maltose. De acordo com um artigo publicado na revista Nutrition and Metabolism, o chá inibe várias enzimas diferentes que convertem o carboidrato no trato digestivo em glicose, potencialmente diminuindo sua absorção no sangue.

quais sao os beneficios do cha de folha de goiaba 1

Promove a perda de peso

As folhas de goiaba ajudam a evitar que carboidratos complexos se transformem em açúcares, promovendo uma possível perda de peso. Além do seu consumo de maneira regular, também é necessária uma dieta balanceada para adquirir todos esses benefícios.

Melhora a saúde bucal

O chá de folha de goiaba funciona como um bom remédio caseiro para dor de dente, gengivas inchadas e úlceras orais devido aos poderosos agentes antibacterianos. Você também pode tentar moer as folhas e aplicá-las às suas gengivas e dentes para obter os efeitos desejados.

Combate a tosse

As folhas de goiaba contêm altos níveis de vitamina C e ferro, o que pode torná-las úteis no tratamento para aliviar a tosse, principalmente na eliminação do muco. Elas também desinfetam o trato respiratório, a garganta e os pulmões.

Previne a perda de cabelo

O chá de folhas de goiaba pode ser um grande auxiliar no tratamento da queda de cabelo. A goiaba é rica em antioxidantes que podem fazer maravilhas pelo volume de seu cabelo.

Já experimentou esse delicioso chá? Comente!