Você já ouviu falar do romance “O Naufrágio do Titan ou Futilidade” de Morgan Robertson?  Provavelmente não, mas saiba que Robertson, quando o escreveu em 1898, jamais poderia saber que estava prevendo a maior tragédia em alto mar que já aconteceu: o naufrágio do Titanic. Está com preguiça de ler todo este texto? Tem um vídeo logo abaixo que explica tudinho. 😀

titanic-pressario-morgan-robertson-tricurioso-1

A história deste navio você com certeza conhece, mas vamos resumi-la. O Titanic foi um poderoso transatlântico de 270 metros de comprimento e que acomodava cerca de três mil passageiros. Seus arquitetos e construtores acreditavam que ele era insubmergível, doce ilusão. Este famoso navio zarpou em 10 de abril de 1912, de uma cidade da Inglaterra, e iria até Nova Iorque, fazendo escalas na França e na Irlanda. Em sua viagem inaugural, na noite de 14 de abril, o Titanic colidiu com um iceberg e submergiu em poucas horas nas águas geladas do Atlântico Norte. Este acidente causou a morte de 2022 pessoas, apenas 705 conseguiram sobreviver.

Titanic O terrível acidente previsto em O Naufrágio de Titan ou Futilidade-5

Porém, o fato mais bizarro desta tragédia é que 14 anos antes este acidente foi previsto com uma riqueza incrível de detalhes no romance de Robertson. Neste livro, o autor narra a história de um incrível navio, também considerado insubmergível, que colide com um grande iceberg em sua viagem de estreia. O acidente na ficção também acontecia em abril ao atravessar o Atlântico Norte. As coincidências não param por ai, no livro o nome do grande navio era Titan, o nome do seu capitão era Smith, exatamente como o capitão de Titanic. Ambos navegavam praticamente na mesma velocidade e tiveram seu flanco rasgado em uma colisão com iceberg.

titanic-pressario-morgan-robertson-tricurioso-4

 Os dois não tinham barcos salva-vidas suficientes pois eram considerados muito seguros. No Titan, haviam 24 botes, no Titanic 20. O mais bizarro é que ambos os capitães decidem não se aproximar de outro navio que navegava próximo momentos antes da colisão, isso por causa da convicção que tinham em relação a segurança do transatlântico. Se a escolha fosse outra, as mortes seriam minimizadas. O Titan tinha 240 metros de comprimento, 75.000 em tonelagem de deslocamento e estavam a 23 nós por hora momento do impacto. Já o Titanic tinha 269 metros de comprimento, 66.000 em tonelagem de deslocamento e estavam a 25 nós por hora no momento do impacto. Ambos tinham o mesmo número de hélices e quase a mesma quantidade de passageiros. O Titan tinha 3000, o Titanic 2727.

titanic-pressario-morgan-robertson-tricurioso-3

Quem era Morgan Robertson? Será que ele tinha algum poder paranormal ou um subconsciente privilegiado que lhe fornecia informações futuras? Ou será que seu livro lançou algum tipo de maldição? Bom, isso todos nós jamais saberemos.

Não esqueça de comentar o que achou desta misteriosa história logo abaixo. 😉