Já percebeu que, às vezes, a água desce girando pelo ralo? Este é um curioso efeito do nosso dia a dia que presenciamos muitas vezes mas não damos muito valor, porém a curiosidade sempre fica… Você sabe por que esse pequeno furacão ocorre? Tudo ocorre em função da força de Coriolis, um fenômeno físico que existe, mas acaba sendo insignificante em nossas vidas. Porém esta é a mesma força que as grandes massas de ar gerando furacões e ciclones que causam destruição por onde passa.

por-que-a-agua-desce-girando-pelo-ralo-tricurioso-1

Como você bem sabe, não é sempre que este movimento ocorre, isto porque diversos fatores interferem para que a força de Coriolis entre em ação, dentre eles o formato da pia – que preferentemente deve ser oval o redondo – a direção da queda – que acaba definindo também a direção em que o pequeno furacão irá girar – e a energia potencial que a água acumula em direção ao ralo.

por-que-a-agua-desce-girando-pelo-ralo-tricurioso-2

Quer fazer o teste? Basta bloquear o ralo de sua pia e enche-la, assim deixando a água em repouso por alguns instantes. Depois disso, retire o bloqueio e veja se teve sorte e se seguiu todos os fatores antes citados. Também há quem diga que a direção do pequeno furacão d’agua tenha relação com os hemisférios, girando no norte para uma direçao e no sul para outra, porém isto é mito! Não há nenhuma relação entre a força de Coriolis e a diferença entre hemisférios.

Gostou? Então não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo!