Então, quem nunca estava trabalhando em um projeto importante ou estudando para uma prova difícil e acabou sentindo uma pulsação estranha nos olhos? Pode ser no esquerdo ou direito, na pálpebra superior ou inferior, certamente você já sofreu com este estranho e engraçado fenômeno. Porém, o que o causa?

Esta ação dos olhos se chama mioquimia e ocorre quando o sistema nervoso simpático, responsável por funções de dilatação da pupila e aumento da pressão sanguínea, libera uma série de hormônios como a adrenalina em direção a musculatura ocular. A medicina não sabe dizer qual é realmente a razão, porém acredita-se que este possa ser o limiar do estresse, sendo causado por noites mal dormidas, excesso de álcool ou cafeína, ansiedade ou indigestão excessiva. Ou seja, se você tem sentido suas pálpebras pulsarem, está na hora de um banho quente e uma noite bem dormida, quando o momento de estresse terminar este sintoma irá junto.

mioquimia palpebras vibram tricurioso 1

Porém, caso continue ocorrendo é importante buscar um médico. Existe uma versão mais intensa deste fenômeno chamada blefarospasmo que é muito grave, causando eventos de pulsação em várias partes do corpo e para acalma-lo pode ser necessária intervenção cirúrgica. Também não se sabe sua causa exata, porém há suspeita sobre fotofobia (intolerância a luz) e também sobre grande estresse. Este fenômeno é muito perigoso e pode até causar perda da visão parcial ou total, portanto se suspeita que algo está estranho em seu corpo, corra para o médico mais próximo!

Então, já sofreu com este incômodo? Comente! 😉