Sabe aquelas manchas brancas nas unhas que sua mãe sempre disse que significava falta de cálcio? Ela mentiu! Tem também aqueles que diziam ser excesso de ferro, o que também é mentira. Na verdade essas marcas brancas se chamam leuconiquia e nada mais são do que manchas inofensivas causadas por algum processo inflamatório ou traumatismo na matriz da unha que impediu a queratinização correta da área.

Leia também: Como os humanos cortavam as unhas antes da invenção de tesouras e cortadores?

Uma informação interessante é que a unha cresce, em média, um milimetro a cada dez dias. Ou seja, se você percebeu agora sua marquinha no meio da unha, saiba que esta lesão ocorreu há pelo menos 2 meses antes. Para entender melhor, na prática essas lesões são causadas por ações como impactos leves, manicures mais bruscas, roer as unhas ou ainda um corte mal feito de cutícula.

manchas brancas nas unhas

A leuconíquia não possui tratamento, porém o único transtorno que pode causar é exclusivamente estético. Para que esta mancha nos deixe só esperando crescer a unha até o ponto de corta-la ou ainda utilizar bases e esmaltes para esconder. Agora, vale ressaltar que caso o número de manchas sejam muito grandes ou o dano atravesse o tamanho total da unha, vale visitar um dermatologista para diagnosticar o que houve.

Solucionou sua dúvida? Comente!