Todo mundo que já foi à praia sabe que a parte mais divertida são as ondas, algumas mais fracas e outras mais fortes chegando a ser até perigosas. Surfistas então, vão para praia apenas para tentar pegar as maiores ondas que ali existem, mas você sabe por que as ondas se formam? Nós explicamos!

Existem diversas curiosidades sobre o mar e recentemente fizemos um post explicando porque a água do mar ser salgada, caso queira saber clique aqui. Segundo Antonio Ruiz de Elvira, um catedrático de Física Aplicada, as ondulações formadas são um fenômeno mais complexo do que realmente parece e, ao contrário do que muita gente pensa, elas não são formadas pela ação do vento sobre a água.

De acordo com Elvira a superfície da água não é completamente plana, mas possui ligeiras irregularidades que acabam criando pequenas elevações e depressões. As ondas do mar são resultado das variações de pressão quando o ar passa sobre as irregularidades existentes na superfície da água.

De acordo com a explicação, isso se trata de um fenômeno não linear onde as depressões se tornam gradativamente mais baixas e as elevações mais altas, ao decorrer do tempo a energia que passa através da água acaba formando ondas circulares. Em casos de furacão, as ondas podem ser formadas pelo vento forte emitido pelo fenômeno.

ondas

E aí, gostou do post? Comente logo abaixo 😀