Em 30 de maio de 2014 em Waukesha (Wisconsing/EUA) era aniversário de 12 anos de Morgan Geyser e para comemorar, a menina convidou suas duas amigas Anissa Weier e Payton Leutner (também de 12 anos) para dormir em sua casa. Então, no dia segunte, as três foram brincar em um bosque quando Morgan esfaqueia Payton 19 vezes com uma faca de cozinha.

Após o atauqe, Anissa e Morgan correram da cena do crime conforme haviam planejado meses antes. Sua intensão era chegar a floresta de Nicolet onde acreditavam que Slender Man morava. Payton sobreviveu e se arrastou até a beira da estrada onde um ciclista a encontrou e a ajudou. Poucas horas depois as duas meninas foram encontradas na estrada I-94 e foram detidas.

Quando interrogadas em separado, ambas alegaram ter cometido o crime para agradar Slender Man, um personagem de histórias de terror que surgiu em fóruns de internet e mais tarde virou estrela de games e filmes. Segundo a lenda, Slender Man é um assassino de crianças que as leva até bosques e matas fechadas para cometer seus crimes.

Segundo a polícia, o objetivo das meninas era serem mais respeitadas no mundo do Slender Man, assim conquistando o direito de morar em sua mansão após o assassinato. Elas também disseram que o vilão poderia matar e machucar membros de suas famílias caso não seguissem o plano.

Morgan Geyser Anissa Weier Slenderman 1

Após seus depoimentos, Anissa foi diagnosticada com transtorno delirante e Morgan com esquizofrenia precoce. Então, em agosto de 2017 Anissa admitiu sua culpa na tentativa de homicídio em segundo grau, sendo condenada a três anos de tratamento em um hospital psiquiátrico. Depois, em agosto de 2017, Morgan fez um acordo com a promotoria onde se declarou culpada pela tentativa de homicídio doloso em primeiro grau, assim recebendo em troca a não disputa de afirmação de sua condição mental.

Segundo eles, na época ela não tinha o conhecimento de que estava agindo de forma errada, por isso foi condenada a internação em um hospital psiquiátrico. O tempo ainda não foi definido, porém a promotoria pede 40 anos.