A cada ano que passa a tecnologia usada nos carros melhora, uma das maiores diferença dos carros fabricados no inicio dos anos 2000 para os mais recentes é o câmbio. Antigamente se usava um câmbio manual que era composto por um sistema de engrenagens com alavanca que permitia trocar as marchas do veiculo manualmente. Nos últimos anos, os carros mais completos já possuem câmbio automático que é composto por um sistema colocado em veículos para troca de marchas através da transmissão do automóvel que acaba detectando a relação entre velocidade (KM) e moto (RPM) para decidir a pela troca de marcha automática.

Segundo o engenheiro mecânico Ricardo Bock do Centro Universitário da FEI, a escolha crescente pelo câmbio automático se dá pelo conforto. Motoristas novatos são aconselhados a começar pelo câmbio manual para ter mais experiencia. No câmbio automático podemos ver as letras P, N, D e R, o que acaba ajudando o motorista a saber qual movimento correto, diferente do manual que não possui siglas perto do câmbio.

Ao dirigir carros automáticos é essencial esquecer do pé esquerdo, pois não possui embreagem. Já em carros manuais o motorista tem o costume de pisar com o pé até o fundo no freio, se isso for feito em um automático o carro vai parar de soco, o que pode causar acidentes.

Antes de comprar, fique sabendo que carros automático gastam mais gasolina do que o mesmo veiculo (modelo) no manual, sendo até 15% mais consumo. Isso acontece pois o câmbio automático executa as trocas de marcha em rotações mais altas do que no câmbio manual.

cambio automatico 2

Caso você precise guinchar seu carro fique atento, carros automáticos devem ser guinchados por caminhões de plataforma onde o carro ficará com as quatro rodas paradas sobre o caminhão. Ainda mais se o motorista não souber se a a tração for dianteira ou traseira. As rodas responsáveis pela tração não podem girar por grandes distâncias com o motor desligado, isso pode causar a quebra a caixa automática.

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀