E se usar fantasias de personagens especiais deixasse seus filhos mais focados em suas tarefas? Um estudo recente provou isso! O teste foi feito da seguinte maneira: 180 crianças entre 4 e 6 anos de idade foram selecionadas para realizar uma tarefa chata que deveria ser cumprida em 10 minutos. Eles também foram orientados a se divertir em um jogo instalado num iPad do outro lado da sala se ficassem entediados.

Além disso, as crianças foram divididas em três grupos de controle onde o primeiro deveria ficar pensando constantemente: Eu estou trabalhando duro? Já o segundo grupo deveria pensar sobre si na terceira pessoa, ou seja: Será que Amanda está trabalhando duro?

Por último, o grupo restante precisava pensar em seus personagens favoritos e usaram fantasias de cada um deles. Como já era esperado, as crianças passaram apenas 37% do tempo realizando a tarefa, utilizando os outros 63% do tempo para jogar. Mas aqui está o dado interessante. As crianças que pensaram ser super-heróis trabalharam muito mais do que aquelas que ficavam pensando sobre si na terceira pessoa. Além disso, esses dois grupos foram melhores do que aquele que ficava motivando a si mesmo.

criancas foco fantasia tricurioso 1

E a conclusão? Quanto mais a criança se distanciava da distração, melhor se tornava o foco. Além disso, os pesquisadores também concluíram que os pequenos vestidos de super-herói acabavam se empoderando da força que o querido personagem tem, assim perseverando mais.

“Crianças que foram pedidas para refletirem na tarefa como se elas fossem outras pessoas eram menos propensas a pensar na gratificação imediata e tenderam mais para trabalhar no objetivo a longo prazo.”

Sensacional, não acha? Comente!