Em época de final de ano, vestibulares e grandes decisões, muitos de vocês que optaram por estudar Comunicação Social devem estar se perguntando: Afinal, qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Hoje em dias os termos acabam praticamente sendo utilizados como sinônimos. Porém, existe grande diferença entre ambos. Propaganda é o ato de divulgar ideias para, assim, influenciar as pessoas a terem certos comportamentos. Um grande exemplo disso é o conhecido Tio Sam, personagem utilizado durante a primeira guerra mundial para que jovens se alistassem no Exército dos Estados Unidos. A propaganda era direta e apontava o dedo no rosto de quem a via dizendo ‘I Want You for U.S. Army’ (Eu quero você para o Exército dos EUA).

diferenca publicidade propaganda tricurioso 1

E a publicidade? Sua essência é: Tornar algo público. Ou seja, a ideia é divulgar qualquer coisa de forma que se torne do conhecimento de todos. Após a revolução industrial, a palavra acabou tomando forma mais comercial, assim sendo utilizada como ferramenta para o convencimento da população a respeito do consumo. Hoje vemos a publicidade em tudo, inclusive aqui em nosso blog. 🙂

Então, finalmente entendeu a diferença? Comente! 😀