O Tio Sam é um grande símbolo dos Estados Unidos, seu nome foi usado pela primeira vez em 1812 durante a Guerra anglo-americana, porém seu desenho surgiu pela primeira vez apenas 1870. Em suas representações o personagem sempre é um senhor com expressão rígida, cabelos brancos e barbicha. Alguns dizem que a aparência do personagem foi baseada no presidente Andrew Jackson, enquanto outros falam que na verdade a inspiração veio de Abraham Lincoln. O personagem também sempre é vestido com roupas listradas de vermelho e branco com estrelas brancas e azul no fundo.

Existe um folclore local que dá motivação a origem do personagem. Dizem que os soldados americanos no norte de Nova Iorque recebiam barris de carne com as iniciais U.S. (United States ou Estados Unidos) gravadas. Estes barris eram apelidados de ‘Uncle Sam’ (Tio Sam, em inglês) em referência ao dono da companhia fabricante da carne chamado Samuel Wilson, de Troy, Nova Iorque. Em 1961 o Congresso dos Estados Unidos atribuiu a Samuel Wilson o reconhecimento como figura inspiradora do Tio Sam.

origem tio sam tricurioso

E quanto ao marcante cartaz da Primeira Guerra Mundial? Este foi desenhado em 1917 por James Flagg que o fez em um cartaz com o dedo em riste, foi ele quem escreveu a marcante frase “I Want You for U.S. Army). Este cartaz foi encomendado pelas Forças Armadas americanas, ele foi inspirado em outro cartaz criado pelo Lord Kitchner três anos antes. Já conhecia esta história? Comente!