O vitiligo é uma doença que causa manchas brancas na pele a nas mucosas, isso acontece quando ocorre o desaparecimento dos melanócitos que são responsáveis pela produção de melanina, o que define a cor de nossa pele. O interessante é que diversos especialistas não consideram o vitiligo uma doença já que ela é puramente estética. Não coça, não dói, não escama e não é contagiosa.

Infelizmente, ainda não se sabe porque ela surge, porém alguns acreditam que seja um tipo de síndrome autoimune. Ou seja, o corpo se confunde e começa a atacar a si mesmo. O perigo está no fato da doença ser sistêmica, ou seja, pode atingir os ouvidos e olhos que também possuem melanócitos, causando perda de audição e inflamação ocular. Outras doenças autoimunes também podem aparecer associadas ao vitiligo como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e outras.

o que vitiligo tricurioso

Pesquisadores alegam que pessoas com vitiligo têm uma predisposição baseada na menor quantia de células da pele chamadas de TREGS, são elas as reguladoras do linfócito T. Sem esta defesa, o corpo acaba ficando vulnerável a ataques autoimunes. Infelizmente, não há como prever o surgimento da doença assim como também não há como saber se irá progredir ou regredir. Existem pomadas a base de corticoides que auxiliam na redução assim como orientações importantes que devem ser seguidas. É importante não usar roupas apertadas, evitar o desgaste emocional e também a exposição ao sol. Existem também outros tratamentos alternativos como terapia com luz, medicamentos orais e até mesmo cirurgia. Porém, vale ressaltar que a cura total é extremamente rara, mas é possível.

E você, sabia o que era o vitiligo? Comente!