Saúde

O que é vitiligo? Por que aparece?

O que é vitiligo? Por que aparece?

O vitiligo é uma doença que causa manchas brancas na pele a nas mucosas, isso acontece quando ocorre o desaparecimento dos melanócitos que são responsáveis pela produção de melanina, o que define a cor de nossa pele. O interessante é que diversos especialistas não consideram o vitiligo uma doença já que ela é puramente estética. Não coça, não dói, não escama e não é contagiosa.

Infelizmente, ainda não se sabe porque ela surge, porém alguns acreditam que seja um tipo de síndrome autoimune. Ou seja, o corpo se confunde e começa a atacar a si mesmo. O perigo está no fato da doença ser sistêmica, ou seja, pode atingir os ouvidos e olhos que também possuem melanócitos, causando perda de audição e inflamação ocular. Outras doenças autoimunes também podem aparecer associadas ao vitiligo como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e outras.

Pesquisadores alegam que pessoas com vitiligo têm uma predisposição baseada na menor quantia de células da pele chamadas de TREGS, são elas as reguladoras do linfócito T. Sem esta defesa, o corpo acaba ficando vulnerável a ataques autoimunes. Infelizmente, não há como prever o surgimento da doença assim como também não há como saber se irá progredir ou regredir. Existem pomadas a base de corticoides que auxiliam na redução assim como orientações importantes que devem ser seguidas. É importante não usar roupas apertadas, evitar o desgaste emocional e também a exposição ao sol. Existem também outros tratamentos alternativos como terapia com luz, medicamentos orais e até mesmo cirurgia. Porém, vale ressaltar que a cura total é extremamente rara, mas é possível.

E você, sabia o que era o vitiligo? Comente!

Leia Também: