Hoje está fazendo 34ºC aqui em minha cidade, a umidade está em 42% e a sensação térmica é 36ºC. Isso só me faz pensar em quem foi o gênio que inventou o ventilador, artigo que atualmente me ajuda a sobreviver. E quem foi ele?

inventor ventilador tricurioso

O americano Schuyler S. Wheeler inventou em 1882 um dispositivo mecânico capaz de converter energia mecânica de rotação em aumento de pressão do ar. A ideia era que este aparelho funcionasse de formas distintas, utilizando o sentido do fluxo de ar em relação ao ambiente ventilado. Logo, fazendo surgir os sopradores ou exaustores. Hoje, existem dois tipos de ventiladores que dependem de sua aplicação para serem escolhidos, são eles os axiais e os centrífugos.

Além do ventilador, Wheeler foi a mente por trás de algumas grandes utilidades utilizada por nós diariamente. Ao longo de sua carreira, o engenheiro se especializou em ferramentas elétricas para economizar energia. Foi ele o inventor do elevador elétrico, do motor elétrico de incêndio, o paralelismo dos dínamos e o controle múltiplo do motor de série. Infelizmente, morreu aos 63 anos devido a uma angina no peito. Em seu legado está incluso o prêmio de grau honorário de Doutor de Ciência pelo Hobart College (1894) e Mestre em Ciência pelo Columbia College (1912).

Então, gostou das informações? Comente!