Com certeza você já deve ter visto na internet inúmeros vídeos onde donos colocam pepino próximo de seus gatos e são surpreendidos com um gigante e espalhafatoso pulo. Mas afinal, por que gatos tem tanto medo de pepino?

por que gatos medo pepinos tricurioso

Pode até ser muito engraçado – como diversas coisas que os gatos fazem – porém esta brincadeira viral acaba prejudicando seu animalzinho. Até porque, quem ai gosta de levar susto? Imagino que ninguém. Segundo o especialista em comportamento felino John Bradshaw disse a National Geographic, esses vídeos acabam encorajando centenas de donos de gatos a fazerem o mesmo. Porém, o que poucos percebem é que este tipo de susto acaba causando um estresse gigante ao seu amado bichano.

Como você já deve saber, os gatos ainda mantêm seus instintos selvagens mesmo sendo domésticos, por isso você os vê correndo atrás de insetos, ficando alerta quando há pássaros próximos ou ainda trazendo pequenos bichinhos mortos para você. Como podemos ver, em grande parte desses vídeos o dono pega seu felino desprevenido, em uma situação onde ele está se sentido tranquilo e seguro. Então, o assustam com um imenso pepino verde que, imediatamente, remete a memória genética dos felinos que aquilo pode ser um predador terrível tal como uma cobra ou outro animal perigoso. Por isso eles pulam, sentem tanto medo por sua vida que saem daquela situação o mais rápido possível.

por que gatos medo pepinos tricurioso 2

Viu só? Não parece mais tão engraçado. Ao fazer esta brincadeira, seu amado amigo pode se machucar ou até mesmo entrar em estado de estresse prolongado. Existem, inclusive, relatos de animaizinhos que faleceram de ataque cardíaco após os sustos. Bradshaw reforça em sua entrevista que é preciso sim estimular a mente dos felinos com objetos e brinquedos interessantes, porém é cruel fazer isso de forma abrupta apenas para apavora-los.