Curiosidades

Qual a origem da expressão deleite?

Qual a origem da expressão deleite?

Às vezes ouvimos pessoas dizerem ou vemos em filmes e séries a expressão ‘Deleite’. São frases como: Sua companhia foi um deleite para nossa noite ou ainda sua voz é um deleite para meus ouvidos. Só que a palavra deleite soa tão engraçado para mim… Por isso hoje resolvi pesquisar qual a origem da expressão deleite e o que ela realmente significa.

Segundo o dicionário, deleite descreve o excesso de satisfação ou felicidade com algo ou alguém. Também pode significar o ‘saboreamento’ de certa situação ou ação ou ainda representar agrado que provoque prazer. A palavra tem origem na língua portuguesa através do termo delactare em latim que, traduzido literalmente, significa ‘acariciar’ ou ‘atrair com afagos’. Porém, além de vir do latim, também pode ser considerada de origem provençal, língua utilizada pelos trovadores na Idade Média.

É uma palavra tão interessante que pode ser utilizada de diversas maneiras. Aqui em minha cidade, por exemplo, existe uma sorveteria chamada Doce Deleite que, além de significar que a pessoa sentirá felicidade e prazer ao ingerir seus produtos, também faz a alusão ao próprio sorvete que nada é além de um doce de leite. Ha-Ha! Gostou dessa?

Porém, meu amigo, a palavra deleite não tem nenhuma relação com leite e laticínios. Você esperava por essa? Eu definitivamente nem imaginaria… Não esqueça de deixar seu cometário logo abaixo, ok? Ok!

Você também pode gostar de