Não existe som mais irritante no mundo do que uma buzina quando você está no trânsito. Com o único objetivo de nos assustar, ela está sempre ali para os motoristas estressados. Mas afinal, como funciona uma buzina? A gente contra pra você.

Em seus primórdios, a buzina era composta por um pequeno balão de borracha e uma trompeta unidos. Ao apertar o bolão, o ar concentrado dentro dele era expulso e saia pela trombeta, assim criando o som. No início, os automóveis utilizavam este tipo artesanal de buzina que era usado como sinal acústico para alertas.

como funciona buzina tricurioso

Com o passar dos anos, esse tipo tradicional de buzina foi substituído por um tipo acionado por energia elétrica. Porém, o nome se manteve. Hoje em dia, as buzinas são acionadas através de vibrações geradas pela eletricidade. assim emitindo o som.

Funciona assim: uma corrente elétrica de 12V energiza uma bobina que atrai material magnético e, assim, vibra. Quando isso ocorre, a tensão criada é interrompida, fazendo com que aquele material magnético volte a sua posição até que o ciclo se repita até 100 vezes por segundo. Como esse material está preso a um diafragma, o ar que se movimenta ali gera o som da buzina. Cada montadora de carros escolhe como será o som emitido por suas buzinas, assim tornando cada veículo diferente do outro.

Bacana, não acha? Comente!